O álbum que marca o encontro entre Liam Gallagher e John Squire foi lançado nesta sexta-feira. Levando apenas o nome de seus dois protagonistas, o disco pode ser descrito como simples, discreto e eficiente.

Squire foi principal compositor dos Stone Roses, grupo que antecipou o Britpop, e o vocalista como homem de frente do Oasis, a banda que, pode-se dizer, cumpriu a missão que parecia destinada aos Roses - que implodiu justamente no momento em que os irmãos Gallagher começaram a despontar.

The Stone Roses
The Stone Roses Os Stone Roses em 1989
Os Stone Roses se reuniram para shows na década passada, mas as duas músicas que gravaram em estúdio mostraram que a química do passado já não mais existia, assim como a voz do vocalista Ian Brown. O Oasis chegou ao fim em 2009, com uma reunião parecendo mais e mais impossível.

Os caminhos dos dois se cruzaram algumas vezes. Em 1996 Squire participou dos shows marcantes que o Oasis fez para centenas de milhares de pessoas em Knebworth e repetiu a dose no ano passado quando Liam retornou ao local com enorme sucesso.

Oasis
Meses depois, John se viu com um punhado de canções que poderiam ser potencializadas se fossem cantadas por uma voz verdadeiramente carismática. Liam pode ter se achado como artista solo, e por manter vivo o espírito do Oasis ao vivo, mas nunca foi um compositor de mão cheia. Em resumo, este era um daqueles projetos que estavam destinados a acontecer.

Claro que "Liam Gallagher John Squire" não vai causar nenhuma revolução ou fazer o barulho que teria feito se fosse lançado nos anos 90, mas certamente vai agradar o público que cresceu ouvindo as duas bandas de Manchester.

Não esperem também por modernidades ou inovações sonoras. Squire compôs dez canções com influências do rock dos anos 60 e 70 e letras otimistas que Liam canta em seu registro mais típico. Uma surpresa talvez seja "I'm a Wheel", canção com uma queda para o blues (via Rolling Stones) que mostra Gallagher saindo-se bem no estilo. Em resumo, um disco mais para os velhos fãs do que para conquistar novos públicos.

Ouça:



"Liam Gallagher John Squire" tem as seguintes músicas:

Liam Gallagher and John Squire
Liam Gallagher and John Squire (Foto: Tom Oxley)
1 - "Raise Your Hands"
2 - "Mars To Liverpool"
3 - "One Day At a Time"
4 - "I'm a Wheel"
5 - "Just Another Rainbow"
6 - "Love You Forever"
7 - "Make It Up As You Go Along"
8 - "You're Not The Only One"
9 - "I'm So Bored"
10 - "Mother Nature's Song"