O site da edição americana da Rolling Stone aproveitou a estreia nos cinemas de "One Love", a cinebiografia de Bob Marley, para fazer uma lista com as 100 maiores canções do, para sempre, nome maior do reggae.

O ranking mostra que o cantor e compositor deixou uma obra de longo alcance, apesar de seu pouco tempo de vida e carreira, o músico morreu aos 36 anos, tendo lançado seu primeiro compacto em 1965 e estreado internacionalmente em 1973).

Bob Marley
O top 100 abrange todas as fases do músico, dos primeiros singles lançados localmente ("Jailhouse") até as suas derradeiras gravações e músicas lançadas após a sua morte em 1981.

Veja qual foi o top 10, que tem um número 1, de certa maneira, surpreendente.

10 - "Get Up Stand Up" - (1973) (talvez a mais potente canção a respeito dos direitos humanos, e a luta para assegurá-los, já escrita)



9 - "Exodus" (1977) ("o único single dele a entrar no top 20 da parada de R&B. Ironicamente, uma música sobre trauma pessoal, pessoas deslocadas e insatisfação espiritual, lhe rendeu um de seus maiores sucessos").



8 - "No Woman No Cry" (versão ao vivo de 1975) ("essa performance leva a excelente balada reggae-blues de 1974 para a igreja e além. A versão original, mais acelerada, presente em "Natty Dread" é agradável, mas não chega aos pés da que se ouve em "Live!"")



7 - "No More Trouble" (1973) (também o medley ao vivo "War/No More Trouble") ("poucas faixas mostram o interesse de Marley pelo funk e R&B de tom ameaçador como "No More Trouble". O cantor frequentemente retornou à sua mensagem de resiliência como um contraponto à combativa "War" (1976) juntando as duas canções em um medley nos shows")



6 - "Redemption Song" (1980) ("Mostrada para Chris Blackwell, o presidente da Island Records, quando este lhe pediu mais músicas para o álbum "Uprising", esta composição sem nenhum traço de reagge, melancolicamente parecia sintetizar tudo o que Marley representava")



5 - "Trenchtown Rock" (1971) ("apresentou a "guitarra chick-ee", marca registrada do músico, que fez aqui a sua estreia e iria ajudar a definir o som do reggae")



4 - "Small Axe" (1973) ("uma de suas mais potentes matáforas pela luta anti-colonial")



3 - "Roots, Rock, Reggae" (1976) ("a única canção de Marley a entrar no top 100 dos EUA enquanto ele estava vivo")



2 - "Concrete Jungle" (1973) ("os Wailers abriram o álbum "Catch a Fire" - o primeiro deles lançado internacionalmente - com uma canção que mostrava de onde eles vinham")



1 - "Lively Up Yourself" (1974) ("Profeta, místico e símbolo sexual, o cantor estava no ápice da sensualidade em “Lively Up Yourself”, exaltando alegremente as alegrias de um pequeno romance matinal.)