O cantor e compositor Toby Keith morreu nesta segunda-feira (5) após lutar por dois anos contra um câncer no estômago. Em uma carreira que começou nos anos 90, ele lançou 21 álbuns, com quatro deles chegando ao topo da parada da Billboard. Seu último disco foi lançado em 2021.

Keith conseguiu sucesso logo em seu primeiro lançamento. O single "Should've Been A Cowboy", entrou no top 100 norte-americano, chegou ao número 1 no ranking dedicado à música country e ganhou três discos de platina.

O cantor era conhecido por suas canções patrióticas e de cunho conservador. "Courtesy of the Red White and Blue (The Angry American)", lançada depois dos ataques de 11 de setembro, talvez seja a sua música mais emblemática.

O artista também tinha um lado bem-humorado. Seu maior sucesso nas paradas pop foi "Red Solo Cup", uma "novelty song" sobre um conhecido tipo de copo descartável dos EUA.

Keith, que não compôs a canção, dizia que aquela era a música mais idiota que já tinha escutado. O single ficou no 15° lugar, alcançou a marca de platina tripla e foi usado em um episído de "Glee" - ela também foi escolhida por uma publicação como uma das piores músicas da década de 10.

Casado desde 1984 com a mesma esposa, Toby Keith tinha três filhos e morreu no Oaklahoma, estado onde nasceu e viveu.