VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2023!

As trilhas sonoras de filmes e séries têm se tornado cada vez mais essenciais na playlist dos fãs. Muitas produções estão investindo em hits atuais, revivendo clássicos, do pop ao rock, ou criando canções originais para embalar suas tramas, impactando ainda mais o público com as cenas.

Nesta retrospectiva de 2023, selecionamos cinco das principais trilhas sonoras, entre filmes e séries, que marcaram este ano. Confira abaixo:

"Barbie: The Album" - Filme "Barbie"

O filme "Barbie" foi uma das sensações do ano, alcançando US$ 1,4 bilhão de bilheteria mundial (aproximadamente R$ 6,8 bilhões na cotação atual). E uma das marcas principais do longa, dirigido por Greta Gerwig, definitivamente foi a sua trilha sonora original.

Produzida por ninguém menos que Mark Ronson, o álbum traz uma grande lista de estrelas da música, como Lizzo, Sam Smith, HAIM, Karol G, Nicki Minaj, Tame Impala, The Kid LAROI, Khalid, Billie Eilish, Dua Lipa entre outros nomes. Como se não bastasse, uma das principais canções da soundtrack, "I'm Just Ken", traz o ator Ryan Gosling soltando a voz, acompanhado pelos guitarristas Slash (do Guns N' Roses), Wolfgang Van Halen, e o baterista Josh Freese (que hoje está atuando no Foo Fighters).



"Guardians of the Galaxy: Awesome Mix, Vol. 3" - Filme "Guardiões da Galáxia Vol. 3"

Guardiões Da Galáxia (Trilha Sonora)
A franquia da Marvel é conhecida por ter uma trilha sonora repleta de clássicos do rock n' roll e do pop, principalmente (mas não só) dos anos 80. E com este 3º longa da sequência não foi diferente. A soundtrack é composta por bandas e artistas consagrados, como Rainbow, Radiohead, Beastie Boys, The Flaming Lips, Alice Cooper, Bruce Springsteen entre outros, dando lugar até a nomes mais atuais, como Florence and The Machine e seu hit "Dog Days Are Over".



"Metro Boomin Presents Spider-Man: Across The Spider-Verse (Soundtrack From And Inspired By The Motion Picture)" - Filme "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"

Homem-Aranha No Aranhaverso
A trilha sonora de "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" é composta e produzida por completo por Metro Boomin, produtor e DJ americano com grande influência no hip-hop e no trap, trazendo grandes nomes da cena atual para formar o álbum. Entre eles estão Future, Offset, JID, A$AP Rocky, Lil Uzi Vert, Lil Wayne, Swae Lee e 21 Savage.

O destaque fica para a faixa "Annihilate", que abre a trilha.



"The Idol, Vol. 1 (Music from the HBO Original Series)" - Série "The Idol"

The Idol (HBO Original Series)
A série criada por The Weeknd, ao lado de Sam Levinson e Reza Fahim, foi bastante criticada, mas não se pode negar que as músicas que embalaram os episódios eram muito boas e fizeram sucesso com o público, afinal, a trama envolve justamente a vida de uma estrela fictícia da música pop.

Além de participar, The Weeknd também produziu a trilha sonora, junto com Mike Dean, que ainda conta nomes que estrelaram a série, como Lily-Rose Depp, Troye Sivan, Jennie, do BLACKPINK, além de outros artistas, como por exemplo, Madonna, Future e Playboi Carti.



"Aurora" - Minisserie "Daisy Jones & The Six"

Daisy Jones & The Six
A trama da minissérie tem como foco a ascensão de uma banda fictícia, de soft rock, dos anos 70, sendo assim, sua trilha sonora chegou com a missão de não passar batida pelo público. As músicas compõe um disco lançado pelo grupo Daisy Jones & The Six na história, que recebeu o titulo de "Aurora".

A produção traz como protagonistas Riley Keough (neta de Elvis Presley) e Sam Claflin, com os dois atores fazendo os vocais das canções. A série ainda tem a presença de Suki Waterhouse, que interpreta a tecladista da banda e também faz backing vocals nas faixas. Na época em que a série estava sendo transmitida, chegou-se a especular que a banda, formada pelos atores, poderia fazer uma turnê especial na vida real. Infelizmente, a notícia ainda não foi confirmada.



PRÓXIMA CATEGORIA: AS MÚSICAS QUE BOMBARAM NO TIKTOK

CATEGORIA ANTERIOR: A NOTÍCIA MAIS LIDA DO ANO