Carlos Lyra, morto hoje, dia 16, aos 90 anos, recebeu uma grande homenagem por suas nove décadas na forma de disco e show. "Afeto" juntou 14 canções do cantor e compositor cantadas por um time de primeira da música brasileira. O trabalho saiu há apenas 15 dias.

Marcos Valle, Roberto Menescal, João Donato, este em uma de suas últimas gravações pouco antes de sua morte em julho passado, Leila Pinheiro, Joyce, Wanda Sá, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Lins, Edu Lobo, Djavan, Ney Matogrosso, Fernanda Abreu, Lulu Santos, Paula Morelenbaum, Mart'nália, Mônica Salmaso e Patricia Alvi estão no disco que não se restringe apenas aos sucessos mais conhecidos don autor, mostrando que a obra de Carlinhos, como era carinhosamente chamado, vai além da Bossa Nova, não por acaso o nome do álbum que ele lançou em 2019.

Lyra participou ativamente de todo o processo do trabalho, usando as suas redes sociais para mostrar o andamento das gravações e o lançamento dos primeiros singles. "Afeto" também virou um show que foi visto no fim de semana que marcou a chegada do disco, lançado pelo selo Sesc.

Carlos Lyra
No Sesc Pompeia, Gil, Joyce, Wanda e Salmaso cantaram não só as músicas selecionadas para o LP, mas outras do compositor, e , no caso, de Gil, algumas canções de sua autoria, em uma bela homenagem ao "maior melodista da Bossa Nova". como dizia Tom Jobim.

Ouça o álbum: