A conceituada revista Mojo, divulgou, sua tradicional lista com os 75 grandes álbuns do ano. Para a publicação, "The Ballad Of Darren", disco que marcou o retorno do Blur, foi o grande destaque de 2023.

Segundo a revista inglesa, conhecida por cobrir especialmente artistas com muito tempo de estrada, e seus grandes discos, o nono trabalho de Damon Albarn, Graham Coxon e cia.merece figurar lado a lado com os melhores LPs da banda que marcou o rock inglês da década de 90. Este é o primeiro disco que a banda lança em oito anos.

Ao saber do resultado, o vocalista Damon brincou, mas nem tanto, ao dizer que o álbum "desceu redondo" com a fatia do público que já passou dos 50 anos, "E eu acho que isso é bem apropriado. Este é um disco que vai fundo na questão de como é ter 55 anos", disse.

O Blur sempre foi bem querido pela publicação. Todos os álbuns que eles lançaram a partir de 1994, a Mojo acaba de completar 30 anos, figuraram nas listas da revista, mas esta é a primeira vez que eles estão no primeiro lugar - curiosamente o hoje meio esquecido "Think Tank", de 2003, era o que havia chegado mais perto do número 1, ficando na terceira posição em 2003.
Lana Del Rey

O ranking destacou ainda os mais recentes trabalhos de, entre outros, PJ Harvey, Lana Del Rey, Lankum, Everything But The Girl, Paul Simon, Wilco, Pretenders, Noel Gallagher, Boygenius, Teenage Fanclub, Sparks, Slowdive, Corinne Bailey Rae, Sufjan Stevens e Depeche Mode

Este foi o top 10:
Everything But The Girl
Everything But The Girl (Foto: Edward Bishop)

1 - "The Ballad of Darren" - Blur
2 - "I Inside the Old Year Dying" - PJ Harvey
3 - "False Lankum" - Lankum
4 - "The Candle and the Flame" - Robert Forster
5 - "Heavy Heavy" - Young Fathers
6 - "Did you know that there's a tunnel..." - Lana Del Rey
7 - "Fly Or Die Fly Or Die Fly Or Die" - Jaimie Branch
8 - "Seven Psalms" - Paul Simon
9 - "Fuse" - "Everything But The Girl"
10 - "The Greater Wings" - Julie Byrne

Ouça "The Ballad Of Darren":