Crédito foto: Augusto K Nascimento


Em conversa com a Uncut, popular revista inglesa dedicada ao mundo da música,Paul Simon, sem perceber, revelou um furo de reportagem durante o bate-papo, ao contar que gravou uma participação para um novo, e provavelmente último, disco de inéditas de Milton Nascimento. O astro da música pop, certamente não sabia que, por aqui, a notícia de que Milton está preparando um novo trabalho ainda não foi divulgada.

O foco da entrevista foi "Seven Psalms", o ambicioso álbum que o veterano artista lançou este ano e foi escolhido o segundo melhor de 2023 pela publicação. Aos poucos, outros assuntos entraram na pauta, e um deles foi a relação de Simon com músicos de outros estilos e nacionalidades. "Eu não vejo limites na música", ele disse, "quando você está se comunicando com músicos, muitas coisas ficam não ditas."
Paul Simon

Foi quando o jornalista John Lewis quis saber se isso significava que Simon não falava muito sobre música com seus colegas de profissão. "Raramente", ele disse, usando o brasileiro como exemplo. "Eu acabei de gravar um dueto com Milton Nascimento para o seu próximo disco. Um álbum que ele considera o seu último. Eu vim a conhecer o Milton muito bem e aprender muito sobre a música brasileira, mas eu nunca tive conversas com ele sobre música."

O autor de "Bridge Over Troubled Water" e "The Sound Of Silence" e Bituca, se conhecem de longa data. O americano gravou, ao lado de Herbie Hancock, uma participação em uma música do brasileiro. Foi em 1987, em "O Vendedor de Sonhos". No ano seguinte, os dois a cantaram juntos em um especial feito para uma televisão dos EUA. Veja:



A foto que abre esse texto foi publicada no Instagram de Milton há pouco mais de um ano, quando o cantor estava excursionando pelos EUA com a sua turnê de despedida, e o compositor norte-americano foi cumprimentá-lo. "30 anos de amizade, música, e muita admiração. Hoje tive a alegria de encontrar com o meu grande irmão", foi como o astro da MPB saudou o encontro.

Aos 81 anos, Nascimento pode ter deixado o palco, mas está cumprindo a promessa de que não deixaria a música. Nesta sexta-feira (17) ele vai lançar um projeto em parceria com Chitãozinho e Xororó. "Outros Cantos", terá sete canções entre regravações e inéditas. Na quarta-feira (15) a Globo irá exibir um especial sobre o encontro dentro do "Som Brasil".
Milton Nascimento

Bituca não lança um álbum de estúdio solo e de inéditas desde 2002, quando "Pietá" chegou às lojas.