Um dos maiores clássicos da história do rock acaba de ganhar sua edição, acredita-se, definitiva. Afinal ao trazer 10 CDs, uma graphic novel e um livro detalhando a sua criação, é difícil pensar que ainda existe algo para ser dito a respeito de "Who's Next", o clássico do The Who lançado em 1971. Ainda assim, nunca se sabe, afinal o trabalho vem sendo há mais de 50 anos uma verdadeira obsessão para seu criador, o guitarrista Pete Townshend.

O motivo para a intranquilidade é simples de entender. Depois do sucesso da ópera rock "Tommy" (1969) o guitarrista pensou em sucedê-la de maneira ainda mais ambiciosa: com um grande projeto multimídia que iria se chamar "Life House".

Com dificuldade de conseguir se fazer entender para os empresários e o resto da banda, Pete acabou convencido a fazer apenas um bom LP simples, com uma seleção das melhores canções que haviam sido escritas para o trabalho, deixando todo o conceito de fora..
The Who

Não se nega que a decisão teve os seus acertos. "Who's Next" ganhou três discos de platina nos EUA e se tornou o álbum mais conhecido da banda que tinha ainda Roger Daltrey (vocais), Keith Moon (bateria) e John Entwistle (baixo) na formação. Dele também saíram três marcos do rock: "Won't Get Fooled Again", "Baba O'Riley" e "Behind Blue Eyes"

Por outro lado, muitas músicas boas acabaram sendo sacrificadas, assim como a história criada pelo guitarrista, que acabaria se mostrando profética, De maneira resumida, "Life House" se passava em um futuro distópico onde o rock não mais existia, o mundo estava em colapso e as pessoas vivendo como se estivessem em um programa de televisão, se comunicando apenas através de computadores e usando vestes especiais que lhes suprem com todas suas necessidades - não por acaso, Pete costuma dizer que previu a Internet, a realidade virtual, e até a pandemia da COVID 19.

Os heróis dessa história são os rebeldes que fugiram para as florestas e mantiveram o rock vivo, e uma espécie de guru que se lembra de como as pessoas atingiam um nível mágico quando ouvam aquela música. Eles embarcam em uma missão de liberar as pessoas através do rock and roll e de seu poder comunal.

Pete acreditava que cada pessoa tinha uma melodia dentro de si, como um DNA que os descreve e que se elas fossem tocadas em uníssono, teríamos então A nota que traria harmonia para a humanidade.
The Who

Além da dificuldade para se explicar, Townshend também teve algumas ideias que simplesmente eram impraticáveis, como a de fazer uma série seguida de concertos para uma mesma audiência que iria influenciar a criação de novas músicas, e também serem usadas em um filme. Portanto, não surpreende o fato de seus colegas mais próximos não terem lhe dado o devido suporte.

Essa não é a primeira vez que Townshend retorna a "Who's Next / Life House". Além de já ter trabalhado em outras edições expandidas do álbum, ele também lançou uma caixa em 1999 com muito do material que também está nessa edição recém-lançada e a história transformada em uma rádio novela.

Esse "novo Who's Next" tem, além do álbum remasterizado, as demos originais (com qualidade de gravações de estúdio) que Towshend gravou em sua casa, dois shows na íntegra, músicas que ficaram de fora do LP e outras em mixagens inéditas, além de uma quadrinização da história e, claro, é indicada para quem é verdadeiramente fã da banda inglesa. Para esses, a chegada desse pacote é motivo de celebração, já que agora pode-se afirmar que "Life House" está mais do que esmiuçado, e, até segunda ordem, finalmente completo.

Ouça: