O Dia Do Rock é celebrado nesta quinta-feira (13) e o Vagalume fez uma seleção especial para a data tão importante. Reunimos alguns dos melhores lançamentos do gênero em 2023, trazendo uma mini playlist para os roqueiros de plantão.

Desde retornos de lendas do estilo a nomes elogiadíssimos pela imprensa especializada, a nossa lista tenta trazer um pouco das diferentes vertentes que formam o Rock N' Roll. Selecionamos 10 músicas que você precisa conhecer (se já não ouviu antes).

Confira abaixo:

1. Foo Fighters - "Rescued"



O retorno do Foo Fighters não poderia ser mais emocionante. Com a primeira gravação após a morte de seu baterista, Taylor Hawkins, a banda liderada por Dave Grohl voltou com tudo.

Destacamos o carro chefe do novo álbum, "But Here We Are". O single "Rescued" traz melodias inspiradas e uma letra que serve como um verdadeiro tributo ao eterno Taylor Hawkins.

2. Metallica - "72 Seasons"



Depois de sete anos, o Metallica voltou com um material de inéditas. E destacamos em nossa lista a faixa título do novo álbum, "72 Seasons".

Elogiado por fãs e crítica, música e disco mostram que o quarteto segue em forma, mais do que nunca.

3. Linkin Park - "Lost"



Uma sobra de estúdio do clássico disco "Meteora", a inédita "Lost" traz o Linkin Park à nossa seleção de peso. A música traz a sonoridade clássica da era inicial da banda.

4. Bring Me The Horizon - "LosT"



A banda britânica trouxe um dos melhores lançamentos de rock alternativo até o momento, neste ano. Com "LosT", o Bring Me The Horizon traz um estilo influenciado por bandas do pop punk e emo pop, como My Chemical Romance.

5. Avenged Sevenfold - "Nobody"



Uma das bandas de Heavy Metal mais queridas dos anos 2000, o Avenged Sevenfold retornou oficialmente neste ano. O grupo californiano trouxe o primeiro single de seu próximo álbum, "Life Is But A Dream...".

"Nobody", primeira inédita desde 2018, é a amostra inicial para os fãs matarem as saudades.

6. Greta Van Fleet - "Meeting The Master"



Um pouco de Hard Rock para a nossa seleção. Os americanos do Greta Van Fleet são conhecidos por mostrarem um som repleto de influências do melhor do rock dos anos 70.

A nova "Meeting The Master" não foge à regra e é um dos principais lançamentos de 2023. A música estará no próximo álbum do quarteto, "Starcatcher", que chega para os fãs ainda neste mês.

7. Paramore - "Running Out Of Time"



Com um dos fandoms mais fiéis do mundo do rock, o Paramore sempre é atração quando anuncia um novo projeto. Neste ano, a banda lançou o disco, "This Is Why", o sexto de sua carreira.

Deste projeto destacamos "Running Out Of Time", faixa que mescla diferentes influências e mostra como a banda segue amadurecendo muito bem.

8. boygenius, "Not Strong Enough"



O indie rock também tem espaço em nossa lista de melhores do ano no rock. E o trio boygenius é uma grande pedida.

O seu disco de estreia, "The Record", está entre os mais elogiados do ano. Daqui escolhemos a balada "Not Strong Enough".

9. Queens Of The Stone Age - "Emotion Sickness"



A banda liderada por Joshua Homme é um dos maiores nomes do rock nos Estados Unidos. Com fãs ao redor do mundo, o grupo oficializou seu retorno em grande estilo, com o lançamento do álbum, "In Times Nem Roman...".

Escolhemos para a nossa seleção o single, "Emotion Sickness".

10. Staind - "Lowest In Me"



A banda americana tem um dos lançamentos de rock mais populares do ano. Para quem gosta de um som mais pesado, "Lowest In Me" é uma das melhores novidades de 2023.

Faixa bônus: Slipknot - "Memories (Adderall - Rough Demo)"



Um dos maiores nomes do rock, o Slipknot entregou para os fãs o EP "Adderall". Escolhemos a faixa "Memories (Adderall - Rough Demo)".