Demorou, mas finalmente o rap voltou ao topo da parada de álbuns da Billboard. Apesar de há décadas ser um dos estilos mais populares nos EUA, em 2023 nenhum disco do estilo havia ficado no número 1. Quem "remediou" essa situação foi Lil Uzi Vert. "Pink Tape", mais recente lançamento do artista, chegou lá depois de vender o equivalente a 167 mil cópias, quase todas elas, com exceção de 11 mil, advindas de audições de suas faixas nos serviços de streaming.

O rapper pôs um fim, ao menos momentaneamente, ao reinado de Morgan Wallen no primeiro lugar. "One Thing at a Time", do astro da country music, ficou no topo em 15 das últimas 17 semanas - agora ele está na segunda posição.

"Pink Tape" é apenas o sétimo álbum a encabeçar o ranking este ano. "SOS", de SZA (abaixo), ficou em primeiro em oito ocasiões, enquanto os K-poppers do Tomorrow X Together e do Stray Kids, a colombiana Karol G e a onipresente Taylor Swift (com uma reedição de "Midnights", do ano passado) ficaram ali por uma semana cada.
SZA

O último trabalho de rap que havia chegado ao número 1 foi "Heroes & Villains", de Metro Boomin em 17 de dezembro do ano passado, ou seja, há 29 semanas.

A última vez que um disco de rap demorou tanto a aparecer no alto do pódio foi no começo ds anos 90 quando 34 semanas separaram "The Predator" de Ice Cube (número 1 em dezembro de 1992) e "Black Sunday", do Cypress Hill, que alcançou o topo em 7 de agosto do ano seguinte.

Voltando aos resultados desta semana, o top 10 teve outras duas novidades: "MY WORLD", do aespa na nona posição e "Been One", de Rylo Rodriguez, na décima.

Veja o top 10:
Aespa

1 - "Pink Tape" - Lil Uzi Vert (estreia)
2 - "One Thing at a Time" - Morgan Wallen (caiu uma posição)
3 - "Génesis" - Peso Pluma (mesma posição)
4 - "Midnights" - Taylor Swift (mesma posição)
5 - "Dangerous: The Double Album" - Morgan Wallen (subiu duas posições)
6 - "SOS" - SZA (subiu duas posições)
7 - "A Gift & a Curse" - Gunna (caiu duas posições)
8 - "Lover" - Taylor Swift (subiu uma posição)
9 - "MY WORLD " - aespa (estreia)
10 - "Been One" - Rylo Rodriguez (estreia)