Em uma edição bastante politizada, a Ucrânia sagrou-se a grande campeã do Eurovision 2022, o popular concurso musical que, há décadas, deixa os Europeus ligados na televisão. A música vencedora foi "Stefania", da Kalush Orchestra, canção que mistura ritmos tradicionais do país ao hip-hop e é totalmente cantada em ucraniano. O país, como se sabe, atravessa uma guerra depois que foi invadido pela Rússia, que, este ano, foi banida do festival.

Kalush Orchestra


Além de ter sido a primeira vencedora da história do concurso a fazer uso do rap em sua estrutura, o grupo bateu o recorde de número de votos por telefone - a campeã é decidida por uma combinação da opinião de um júri especializado, cada país tem o seu, e a votação do público - lembrando que os júris nacionais e o público em cada país não podem votar em si próprios. "Stefania" conquistou 631 pontos, 265 a mais que a segunda colocada. Esta foi a terceira vitória ucraniana no Eurosvision - a campeã geral é a Irlanda com sete troféus.

Quem também pôde celebrar foi o Reino Unido, que, em 2021, sofreu a humilhação suprema de ficar em último lugar com zero pontos. Desta vez as ilhas conquistaram o segundo lugar com "Space Man", cantada por Sam Ryder, o melhor resultado do Reino Unido desde 1997, quando "Love Shine A Light", cantada por Katrina and the Waves, foi a campeã.

Ouça "Stefania":