Dolly Parton tomou uma atitude corajosa e muito rara de se ver: a grande dama da música country pediu para que seu nome fosse retirado da lista de candidatos do Rock And Roll Hall Of Fame por não se sentir merecedora de estar naquele lugar. A atitude surpreende porque, há tempos, o Hall da Fama celebra muito mais a "era do rock" do que o rock'n'roll propriamente dito.

Este ano mesmo é um bom exemplo. Entre os demais 16 nomes presentes na lista de pré-selecionados há apenas quatro nomes que podem ser considerados de fato bandas de rock, no formato "guitarra, baixo, bateria": MC5, New York Dolls, Rage Against The Machine e o Judas Priest (do vocalista Rob Halford, na foto abaixo).
Judas Priest

De resto há desde o pop sofisticado de Carly Simon e Dionne Warwick, o hip-hop de Eminem e A Tribe Called Quest, o soul pop de Lionel Ritchie, o som de difícil categorização Kate Bush, Beck e Devo ou o pop oitentista de Duran Duran, Eurythmics e Pat Benatar, para não falarmos do afrobreat do nigeriano Fela Kuti.

Ainda assim, Parton optou por deixar a disputa. Em mensagem publicada em suas redes sociais, a cantora disse que não quer que haja divisão de votos por sua causa e "respeitosamente" se retirou.
Dolly Parton

Isso não significa que ela tenha desistido por completo da chance de estar no Hall da Fama. No mesmo texto ela diz que espera que, no futuro, a entidade possa considerá-la novamente, caso a julguem merecedora. Ao mesmo tempo, ela disse que a indicação a inspirou a querer gravar um álbum de rock and roll no futuro, algo que o marido, um fanático por esse tipo de música, sempre a estimulou a fazer. Dolly termina desejando boa sorte aos concorrentes e agradecendo pela honra de ter sido lembrada.

Convém lembrar que essa decisão não caber exclusivamente a ela. As cédulas, com o seu nome, já estão circulando, e nada impede que os votantes a escolham à sua revelia - Axl Rose, do Guns N' Roses, e John Lydon, dos Sex Pistols, também protestaram quando foram indicados e acabaram eleitos mesmo assim - ainda que não tenham ido à cerimônia de indução.

Dolly Parton lançou há poucos dias seu mais recente álbum, seu 48°! "Run, Rose, Run" entrou no top 40 dos EUA e Reino Unido e serve como companhia para o romance de mesmo nome que ela escreveu com o autor James Patterson. Os seis novos membros do Rock And Roll Hall Of Fame serão conhecidos em maio.