As disputas entre Roger Waters e David Gilmour sobre o Pink Floyd, pelo visto, seguem longe de acabar. Mais um capítulo dessa briga acaba de vir à tona. Waters, que efetivamente liderou a banda entre 1968 e 1983, revelou que "Animals", o álbum que o quarteto lançou em 1977, foi totalmente remixado e em breve chegará às lojas e serviços de streaming.

Em seu site oficial, o ex-baixista revelou que a nova edição já estava pronta há mais de dois anos e ainda não havia saído por causa de uma discussão sobre as notas informativas que iriam acompanhar o trabalho.
Pink Floyd

Segundo Waters, Gilmour só iria autorizar o lançamento sem as notas. "Ele não contesta a veracidade da história, mas quer que ela permaneça secreta", escreveu. O músico acredita que há na verdade uma campanha do guitarrista Gilmour, e sua esposa Polly Samson, para que ele ganhe mais crédito por seu trabalho na banda entre os anos de 1967, quando foi chamado para substituir Syd Barrett, o fundador e líder da banda no começo, e 1985 quando Waters oficialmente deixou o grupo, dois anos depois do lançamento de "The Final Cut".

Waters entendia que aquele era o fim da banda, mas Gilmour optou por manter o Pink Floyd vivo, seguindo com o baterista Nick Mason e trazendo de volta o tecladista Rick Wright, que havia sido demitido depois das gravações de "The Wall" (1979), ainda que ele tenha tocado na turnê do álbum, como músico contratado.
Pink Floyd
Pink Floyd Animals

Foi quando uma grande briga judicial entre Waters e Gilmour começou e teve o guitarrista como vitorioso - a marca "Pink Floyd" pertence a ele desde a segunda metade dos anos 80.

Waters disse que autorizou o relançamento sem as notas, escritas por Mark Blake, mas as publicou na íntegra em seu site. Ele também aproveitou para anunciar que está escrevendo as suas memórias que prometem causar bastante barulho. "Para os que têm um coração fraco, sugiro que se sentem, mas para quem gosta de uma boa risada, relaxem e uivem!".

"Animals" pode ser visto como um disco relativamente menos lembrado do PF. Tido como muito sombrio, ele sai depois dos ultra populares "The Dark Side Of The Moon" e "Wish You Were Here", e antes do "The Wall", outro blockbuster.
Roger Waters

"Animals" também foi o disco que deixou claro a dominância de Waters no comando do quarteto. Ao contrário dos trabalhos anteriores, onde se via alguma democracia nos créditos, desta vez, ele aparecia como autor único de quatro de suas cinco faixas, a exceção era "Dogs", que, com 17 minutos, era a maior do disco. Esta também era a única canção em que a voz de Gilmour era ouvida.

Escute a versão original do álbum:



E leia a íntegra das notas escritas para o disco que não serão incluídas na nova versão:

"Apesar de ter sido gravado em Londres durante a longa onda de calor do verão de 1976, "Animals" permanece um álbum sombrio. Sua crítica ao capitalismo e à ganância captou o clima predominante na Grã-Bretanha: uma época de conflito industrial, turbulência econômica, revoltas na Irlanda do Norte e os motins raciais de Notting Hill. O álbum foi lançado em 23 de janeiro de 1977, mas as raízes do décimo álbum de estúdio do Pink Floyd remontam ao início da década.

Após o sucesso de "The Dark Side Of The Moon" de 1973, o Pink Floyd ponderou sobre seu próximo passo. Durante uma jam session de duas a três semanas no início de 1974, a banda trabalhou em ideias para três novas composições. A partir dessas sessões, a banda desenvolveu "Shine On You Crazy Diamond", que se tornou a peça central do próximo álbum do Floyd, mais "Wish You Were Here", "Raving And Drooling" (composta por Roger Waters) e "You Gotta Be Crazy", escrita por Waters e David Gilmour.

"Raving And Drooling" era um conto de violenta desordem social, enquanto "You Gotta Be Crazy" contava a história de um empresário desalmado fazendo de tudo para chegar ao topo. Ambas foram tocadas ao vivo pela primeira vez na turnê de inverno do Floyd de 1974. Ambas foram consideradas para o álbum "Wish You Were Here", mas Roger insistiu que nenhuma das músicas tinha relevância para a sua ideia central, que era essencialmente sobre a ausência.

A banda acabou concordando. Avance dois anos e Roger teve uma ideia para o próximo álbum do quarteto. Ele pegou emprestado da história alegórica de George Orwell em "A Revolução dos Bichos", em que porcos e outros animais de fazenda foram reimaginados antropomorficamente. Waters retrata a raça humana como três subespécies presas em um círculo vicioso e violento, com ovelhas servindo porcos despóticos e cães autoritários.

"You Gotta be Crazy" e "Raving And Drooling" se encaixaram perfeitamente em seu novo conceito. Nesse ínterim, um ano antes, o grupo comprou um conjunto de prédios de igreja abandonados em Britannia Row, Islington, que eles converteram em um estúdio e depósito. Antes disso, todos os lançamentos de estúdio do Pink Floyd foram parcial ou totalmente gravados nos estúdios Abbey Road.

A banda também encontrou um novo engenheiro de gravação. Brian Humphries, um engenheiro dos estúdios Pye, que conheceram durante a gravação da trilha sonora de “More”, filme dirigido por Barbet Schroeder. Brian passou a trabalhar como engenheiro "Wish You Were Here" em Abbey Road, e também os ajudou na estrada, então eles o conheciam muito bem. Usar seu próprio estúdio marcou uma mudança significativa nos métodos de trabalho da banda. Houve contratempos e problemas iniciais, mas também uma grande sensação de liberdade.

Seguir os instintos de Roger sobre as novas músicas valeu a pena, elas tinham um tom agressivo, muito distante das paisagens sonoras luxuriantes em "Wish You Were Here". Foi uma mudança de direção oportuna. Em Britannia Row, Waters rebatizou "Raving And Drooling" como "Sheep" e "Gotta Be Crazy" tornou-se "Dogs" A narrativa foi completada com a adição de duas novas canções de Waters: "Pigs (Three Different Ones)" e "Pigs On The Wing (part 1)".

Em "Pigs (Three Different Ones)", Mary Whitehouse, chefe da "National Viewers And Listeners Association", era citada nominalmente. Whitehouse foi uma crítica declarada sobre a presença de sexo e violência na televisão britânica e, naquele momento, um alvo da ira de Roger.

O assunto era sombrio, mas Nick Mason relembrou momentos mais leves durante as sessões de overdub das músicas com efeitos especiais e ruídos de quintal. Enquanto "Sheep" também abriu espaço para a variação cômica de Roger no Salmo 23: "Ele me faz pendurar em ganchos em lugares altos / Ele me converte em costeletas de cordeiro ..." A música e a performance refletiam a intensidade das letras. Os sintetizadores de som misterioso do tecladista Richard Wright e o órgão Hammond aumentaram o desconforto, enquanto David Gilmour, dividindo o vocal principal em "Dogs" e com seu estilo de tocar a guitarra ofereceram um contraponto vigoroso às letras brutais de Roger.

Em contraste, Animals começou e terminou com uma nota otimista. Os versos de "Pigs on The Wing" foram divididos em dois e abriram e encerraram o álbum. As letras de Roger e a performance vocal de introdução e finais acústicos ("Você sabe que me importo com o que acontece com você / E eu sei que você se importa comigo também ...") sugeriam que havia esperança para a humanidade.

A ideia do "porco voador" também foi de Roger. Ele já havia encomendado sua manufatura como um acessório de palco para a próxima turnê. Storm Thorgerson e Aubrey Powell, da empresa de design Hipgnosis, produziram várias ideias de design para o encarte de "Animals" e as apresentaram à banda, mas ninguém gostou delas. Quando Roger acrescentou sua desaprovação, alguém disse: “Bem, por que não você não pensa em algo melhor, então? " Foi o que ele fez. No caminho de sua casa no sul de Londres até Britannia Row, ele regularmente passava pela usina elétrica de Battersea. Ele foi atraído pelo imponente prédio de tijolos e pelo número quatro. Quatro na banda, quatro chaminés fálicas e se a usina fosse virada de cabeça para baixo, parecia uma mesa com quatro pernas. Ele deu continuidade à sua ideia e mandou fazer uma maquete, um modelo em pequena escala do porco inflável em escala real.

Ele então tirou fotos da estação de energia Battersea e criou uma maquete fotográfica da capa do álbum. O resto da banda adorou. Storm e Po, que haviam desenhado todas as capas dos álbuns anteriores do Pink Floyd, graciosamente se ofereceram para encontrar fotógrafos para fazerem os registros, e assim o fizeram.

No primeiro dia da sessão de fotos, o porco não conseguiu inflar. No segundo dia, ele se soltou de suas amarras e desapareceu em um lindo céu taciturno, levando a uma chamada frenética para a polícia e a suspensão de todos os voos de ida e volta de Heathrow. O porco acabou caindo no campo de um fazendeiro em Kent.

No dia seguinte, as fotos ocorreram sem problemas, ótimas fotos de porcos mas sem o céu ameaçador ao fundo. Então Storm e Po inseriram o porco, fotografado no terceiro dia no céu do segundo dia, bingo! História.

"Animals" foi um sucesso, alcançando o número 2 no Reino Unido e o número 3 nos EUA. O porco do Pink Floyd, Algie, fez sua estreia ao vivo em sua turnê "In The Flesh" subsequente em 1977. Em shows em estádios na América, ele foi acompanhado por outra ideia de Water, uma família nuclear inflável composta por uma mãe, pai e dois filhos e meio, cercada pelos despojos de um estilo de vida consumista: um Cadillac inflável, uma TV enorme e uma geladeira. Roger o chamou de "Teatro Elétrico".

Tanto o álbum quanto a turnê indicaram o caminho para o próximo lançamento do grupo, "The Wall", e para as ideias cada vez mais ambiciosas de Roger, tanto em termos de música, quanto de narrativas, política e shows. Seus temas e ideias explorados em "Animais" perduram. Mais de 40 anos depois, o álbum foi remixado em estéreo e 5.1. Em tempos difíceis e um mundo incerto, "Animals" é tão atual e relevante agora como sempre foi."