Sylvain Sylvain, ex-guitarrista base dos New York Dolls, morreu nesta quarta-feira (13) aos 69 anos. O músico estava com câncer. Segundo Wanda O'Kelley Mizrahi, a ex-esposa, ele lutou contra a doença por dois anos.

De todos os integrantes que gravaram os dois álbuns originais do grupo, apenas o vocalista David Johansen ainda está vivo. Os Dolls estão naquela categoria de bandas que, mesmo sem terem feito muito sucesso, exerceram enorme impacto no rock.

Incompreendidos em seu tempo, para muitos críticos eles eram apenas uma imitação de mau gosto dos Rolling Stones. Eles também chamavam a atenção pelo uso de roupas femininas e a opção por uma estética propositadamente trash, que também não foi bem assimilada em uma época em que o rock estava em um momento marcado pela mais alta seriedade.

Ao irem na contramão, eles se tornaram pioneiros do glam rock e antecipadores do punk, os cinco influenciaram diretamente o Kiss, com seu uso de maquiagem e um som básico - os mascaradas chegaram a abrir shows deles em começo de carreira - e também toda a geração que mudaria a cara do rock nos anos seguintes, com o movimento punk e além. É impossível imaginar toda a cena de glam metal dos anos 80 sem o visual criado por eles, marcado pela androginia e deboche.

No outro espectro, eles também eram adorados por Morrissey. O futuro vocalista dos Smiths chegou a presidir um fã clube do quinteto em sua adolescência.
New York Dolls

Foi ele quem forjou uma reunião dos membros remanescentes em 2004 para um show especial em Londres. Estavam no palco Sylvain, Johansen e o baixista Arthur Kane, que morreu menos de um mês depois do concerto com leucemia. Com outros músicos, a dupla seguiu fazendo shows e gravando três discos de pouca repercussão, até a separação definitiva em 2011.

O legado dos Dolls está nos dois discos lançados por eles em 1973 e 1974 - com a falta de retorno comercial eles encerrariam suas atividades em 76. Nesses derradeiros anos, eles foram empresariados por Malcolm McLaren, que usaria suas táticas, com muito mais sucesso, com os Sex Pistols.

Sylvain não participou muito da composição do material do grupo, mas de seus três créditos, nos trabalhos originais, todos em parceria com Johansen, estão dois clássicos do pré-punk: "Frankenstein e "Trash" ("Puss 'n' Boots" foi a terceira delas).

Os Dolls sempre tiveram sua trajetória marcada pelo excesso de drogas e tragédia. Billy Murcia, o baterista original, morreu em uma overdose acidental em 1972 com apenas 21 anos. Ele pode ser ouvido no álbum que compila as primeiras demos da banda. Seu substituto, Jerry Nolan partiu em 1992, apenas nove meses depois do guitarrista, e notório junkie Johnny Thunders em abril de 1991.