Com "Letter To You", Bruce Springsteen acaba de fazer história na parada de álbuns do Reino unido. O veterano cantor e compositor emplacou mais um disco, o 12°, no topo do ranking. Desde 1984, ano do blockbuster "Born In The USA", seu sétimo trabalho, que ele aparece com regularidade no posto mais alto da lista. De todos trabalhos de material original lançados por ele nesses 36 anos, apenas três não ficaram no número 1 (o cantor também chegou lá com uma coletânea de grandes sucessos).

O 20º álbum do astro vendeu mais cópias que todo o restante do top 5 combinado. Foram 51800, sendo que 95% delas forma compradas nos formatos tradicionais. "Chromatica" de Lady Gaga, no geral teve um desempenho melhor em sua semana de lançamento, 53 mil unidades, mas, no caso dela, os números foram mais distribuídos entre CDs, LPS e downloads pagos e desempenho nos serviços de streaming.

Springsteen é agora o primeiro artista solo a ter um álbum no topo da parada em cinco décadas consecutivas. Paul McCartney, John Lennon, Paul Weller e David Gilmour também conseguiram essa rara proeza, mas somente se incluirmos os trabalhos deles com os Beatles, The Jam e Pink Floyd. No cômputo geral, o americano agora está empatado com Madonna e atrás de Elvis Presley e Robbie Williams (13 cada). À frente de todos esses estão os Beatles com 15 álbuns no topo.

Mas nem só de Springsteen foi feita a parada. Ela teve nada menos que outras 11 estreias no top 40, sendo mais seis no top 10, os mais recentes trabalhos dos Gorillaz, Nothing But Thieves, Blossoms, Faithless e mais "Royal Tea" do guitarrista Joe Bonamassa e "20" do tenor Russel Watson.

Mais abaixo apareceram "Off Off On" de This Is The Kit (leia a entrevista que fizemos com ela), em 21° lugar, a coletânea "Gold" das Nolans (25°), "91 Days In Isolation" do Slow Readers Club (33º), "Kidz Bop 2021" do KIdz Bop Kids (36°) e, finalmente, "Sunset In The Blue" de Melody Gardot (40°)

O top 10 ficou assim:

1 - "Letter To You" - Bruce Springsteen (estreia)
2 - "Song Machine Season One" - Gorillaz (estreia)
3 - "Moral Panic" - Nothing But Thieves (estreia)
4 - "Shoot For The Stars..." - Pop Smoke (caiu duas posições)
5 - "In Isolation" - Blossoms (estreia)
6 - "All Blessed" - Faithless (estreia)
7 - "Royal Tea" - Joe Bonamassa (estreia)
8 - "Divinely Uninspired..." - Lewis Capaldi (caiu duas posições)
9 - "Fine Line" - Harry Styles (subiu nove posições)
10 - "20" - Russel Watson (estreia)