Tiê está celebrando uma década de carreira discográfica. Nesses dez anos, ela traçou um caminho bastante singular na nossa música que a colocou em um patamar bastante raro ultimamente: a do artista que consegue se manter em evidência e com um público cativo mesmo fazendo uma música distante do que se escuta atualmente no nosso mainstream.

Isso, óbvio, é motivo para celebração e ela está chegando na forma de um DVD, o primeiro dela, que foi gravado no final do mês passado e deve chegar ao mercado em breve.

Tiê falou com o Vagalume pouco depois das gravações e não escondia a alegria e satisfação com o resultado e o atual momento de sua carreira. "Foi super emocionante", diz a cantora sobre a realização do projeto, "foi um momento marcante porque eu consegui fazer algumas releituras de músicas mais antigas, já com um outro prisma, uma outra maturidade para cantá-las."

Ela ainda contou com as participações especiais de Rael e Cynthia Luz e se mostra extremamente orgulhosa de ter conseguido fazer o DVD com uma equipe majoritariamente feminina - são 15 mulheres na produção capitaneadas pela diretora Clara Cavour (a produção ficou com o inglês radicado no Brasil Paul Ralphes).

A cantora diz que buscou captar um clima de show para o filme. E em um momento como esse, estava claro que alguns de seus seguidores mais fiéis não poderiam deixar de estar presentes. Vários fãs de diversas partes do Brasil viajaram até o Rio de Janeiro, onde o registro foi feito, em um ônibus bancado pela artista que levou gente de diversas partes do país para vê-la. "Todos cantando juntos, me apoiando... tem fã lá que me acompanha desde o começo, há dez anos, eu os vi crescendo. Então foi um clima muto bacana."

"Dix", "dez" em francês, está previsto para sair em setembro, mas a cantora diz que de repente o lançamento pode acontecer até antes. A cantora entende que ele pode ser visto como o encerramento de um ciclo, mas que muitos outros virão "porque eu pretendo fazer isso por décadas da minha vida."

O fato é que ao mesmo tempo em que revisa carreira, ela também está já pensando no futuro. Em 2019 a paulistana já lançou dois singles, "Deixa Queimar" e "Longe de Mim", e "Dix"contará com três novidades. Para o ano que vem a ideia é lançar o quinto álbum de inéditas, mas, antes, Tiê vai cair na estrada para divulgar o DVD e o seu repertório. É só esperar.