Ryan Adams
O astro do rock alternativo Ryan Adams está sendo acusado por sete mulheres, entre elas a sua ex-esposa Mandy Moore, de abuso moral, entre outras alegações. Segundo elas, o cantor lhes fazia promessas para alavancar as suas carreiras, mas logo se mostrava uma pessoa manipuladora e com interesses que passavam longe do mundo da música. A revelação foi feita pelo New York Times, que publicou um longo texto sobre o assunto. Adams, através de seu advogado, negou todas as acusações.

De acordo com o jornal, Adams sempre demonstrou interesse em artistas do sexo feminino, especialmente das mais jovens, divulgando novos nomes em suas redes sociais e também convidando-as para abrir os seus shows ou produzir gravações. Mas uma outra faceta do artista indicado sete vezes ao Grammy está vindo à tona com as acusações de comportamento manipulador, onde ele acenava com propostas de carreira, ao mesmo tempo em que tentava se aproveitar sexualmente da situação.

Segundo essas mulheres, uma negativa nesse sentido faziam com que Adams mudasse rapidamente o seu modo de ser. Ele tornava-se então vingativo, retirando as suas ofertas de apoio e submetendo-as a todo tipo de abuso verbal e emocional, seja em mensagens de texto ou nas redes sociais. O resultado disso foi que muitas dessas mulheres acabaram abandonando as suas ambições artísticas, ou, como no caso de sua ex-esposa Mandy Moore acabaram profissionalmente estagnadas.

A história mais forte do caso envolve "Ava", uma baixista que tinha 14 anos em 2013, sonhava com uma vida no show bis e acabou cruzando a sua rota com a de Ryan. O NY TImes diz ter averiguado uma longa troca de mensagens entre os dois quando a menina tinha 15 e 16 anos e confirmou que não demorou muito para os papos mudarem de rumo, entrando no campo sexual.

São mensagens onde ele frequentemente faz perguntas sobre a idade dela, que chegou a mentir, dizendo-se mais velha. O jornal nota que apesar de não parecer muito convencido, isso não impediu dele continuar as suas investidas. Os dois jamais se encontraram pessoalmente, mas Ava, que hoje tem 20 anos, diz que Adams expôs o seu órgão genital durante uma conversa via Skype.

Ava diz que na época sentia-se muito sozinha e que Adams se mostrou muito receptivo e companheiro. Ele falava sobre planos profissionais, e sugeriu a formação de uma banda com ela e outras adolescentes que contariam com a sua produção.

O tempo foi passando e as conversas de cunho sexual foram tomando mais e mais espaço, até que os contatos foram cessando. Adams voltaria a convidar Ava para um projeto musical, mas segundo ela, a ideia de que teria que ir para a cama com certas pessoas ou ser objetificada para ser bem sucedida nesse ramo a desestimularam. Ela era, segundo relatos, uma instrumentista excelente, mas depois desses fatos, abandonou por completo a música.
Ryan Adams
Ryan Adams O cantor com Mandy Moore

A ex-esposa (e antiga estrela teen) Mandy Moore também veio a público se manifestar. Ela igualmente relata casos de comportamento abusivo e manipulador. A atriz da série "This Is Us" conheceu o cantor em 2007, quando tinha 23 anos (dez anos mais nova que Ryan), e buscando repaginar a sua carreira.

Os dois passaram a compor juntos e Adams prometeu produzi-la, mas essas canções nunca foram registradas e ele passou a desencorajá-la. Depois que se casaram ela nunca mais lançou nenhum álbum. "O seu comportamento manipulador basicamente bloquearam a minha habilidade de fazer novos contatos na indústria em uma época crucial e potencialmente lucrativa", disse. Os dois se divorciaram em 2016, depois de sete anos de casamento.

Adams rebateu as acusações no Twitter. "Eu não sou um homem perfeito e cometi muitos erros. Para qualquer um que eu tenha magoado, ainda que sem a intenção, eu me desculpo profundamente e sem reservas", escreveu. Em outra mensagem o cantor disse que o retrato pintado pelo artigo é totalmente errôneo, com dados exagerados ou falsos. "Eu jamais teria interações inapropriadas com alguém que eu pensasse que fosse menor de idade. Ponto."

Na terceira, e até agora última, mensagem Ryan diz que sempre tentou espalhar alegria através de sua música e vida. "Ouvir que algumas pessoas acreditam que eu lhes causei dor me entristece demais. Eu estou resolvido em trabalhar para ser o melhor homem que puder e desejo a todos compaixão, compreendimento e recuperação."