A morte de Stan Lee anunciada hoje (12) aos 95 anos, entristece todos fãs de cultura pop. Afinal é impossível para quem nasceu a partir dos anos 60 imaginar um mundo sem o Homem Aranha, Capitão América, Thor, Demolidor, Hulk, os X-Men e tantas outras de suas co-criações.

Apesar de ter ajudado a dar vida a personagens que sempre foram ligados aos quadrinhos (e agora também no cinema), no Brasil (e outros pontos do mundo), as crianças tomaram conhecimento com os super-heróis da Marvel, não pelas revistas, mas sim com uma série de desenhos animados (ou melhor dizendo "desanimados" como muito se brincava).

O fato é que as primeiras HQs da Marvel só foram publicadas por aqui depois que a série "Marvel Super Heroes" (1966) chegou nas nossas telinhas e conquistaram um público cativo.

A técnica de animação desses desenhos era definitivamente pobre, com movimentos mínimos - no geral, as próprias páginas das HQs eram fotocopiadas e "animadas". Ao mesmo tempo, esses desenhos usavam as histórias que já estavam colocando a Marvel na vanguarda dos quadrinhos. Ou seja, se tecnicamente o programa deixava a desejar, os roteiros certamente eram de primeira. Não à toa, a série seguiu sendo reprisada ans décadas seguintes, apresentando os heróis para outras gerações.

Tão, ou mais, lembradas que o show - que teve 65 episódios todos exibidos nos EUA em 1966 - eram os pequenos temas de abertura que ligavam cada um dos segmentos estrelados por Homem de Ferro, Thor, Hulk, Namor e Capitão América. No Brasil especialmente, essas músicas são lembradas com grande carinho por terem sido quase todas adaptadas com gírias da época.

Assim, O Homem de Ferro era "lenha pura" e Thor um "barra limpa". Enquanto isso, o Hulk vivia na fossa, o Capitão América era um grande vencedor e Namor dos mares era senhor.

Para quem ficou com saudade ou nunca viu as aberturas, aí vão elas:



E aqui as versões originais para quem quiser comparar - a primeira música era a da abertura do programa:



Nos anos 60, outras duas séries animadas baseadas nos super-heróis criados por Stan Lee, chegaram na televisão.

O Quarteto Fantástico (ou "Os 4 Fantásticos" no Brasil) estreou em 1967 e teve 20 episódios que foram muito reprisados. A abertura era instrumental com clima jazzístico e de mistério.



Mas, talvez, o maior clássico dentro todas elas tenha sido mesmo a da primeira versão do Homem-Aranha que teve três temporadas e 52 episódios exibidos entre 1967 e 1970. Muito lembrada até hoje, o tema chegou a ganhar uma divertida releitura feita pelos Ramones em 1995.