Os anos 90 foram muito especiais para os amantes de rock. Nesta década, banda dos mais diferentes estilos tiveram a oportunidade de brilhar.

A coluna "#TBT Vagalume" desta semana relembra esse tempo tão querido por muitos roqueiros. Trazemos uma lista de 5 bandas com músicas suas que são a cara dessa década e fazem dela bastante nostálgica.

São diferentes estilos, mas todos marcantes. Vamos, juntos, relembrar essa grande era para o rock.

Conte para a gente se você gostou da lista e quais músicas gostaria de ver em nossas próximas colunas, pois certamente faremos um "Volume 2" desta década.

Veja abaixo:

1 - Nirvana, "Smells Like Teen Spirit"

A banda ajudou a criar o movimento grunge e ficou eternizada na imagem de seu líder e vocalista, Kurt Cobain, que se suicidou tragicamente no auge, em 1994. "Smells Like Teen Spirit", lançada em 1991, se transformou em uma música obrigatória em qualquer festa de rock até os dias de hoje.



2 - Red Hot Chili Peppers, "Give It Away"

Continuamos nos Estados Unidos e em 1991. Porém, saímos da fria Seattle para a ensolarada Los Angeles, na Califórnia. De lá vêm os Red Hot Chili Peppers que conquistaram o mundo no início dos anos 90 com a sua mistura de rock com o funk e até rap.

"Give It Away" é até hoje uma das músicas obrigatórias nos shows da banda.



3 - Green Day, "Basket Case"

O punk rock ganhou novos públicos, tornanando-se novamente muito popular nos anos 90. O movimento intitulado "punk pop" teve início com bandas como The Offspring, Goldfinger, mas principalmente com o trio Green Day.

O disco "Dookie", de 1994, está repleto de hits da banda e destacamos um de seus maiores sucessos, "Basket Case".



4 - The Cranberries, "Zombie"

Agora, saimos dos Estados Unidos e vamos para a Europa. Conhecidos pelas baladas lentas e românticas, os irlandeses do The Cranberries lançaram uma das músicas de rock mais populares da década de 90.

Também de 1994, "Zombie" traz a combinação de crítica à violência em suas letras, com riffs de guitarras pesados. A citação dessa música em nossa lista fica também como uma homenagem à vocalista Dolores O'Riordan, que morreu no começo deste ano, deixando milhares de fãs da banda orfãos.



5 - Metallica, "Nothing Else Matters"

Finalizamos a nossa lista voltando aos Estados Unidos e para o ano de 1991. Desta vez, escolhemos uma banda do metal, mostrando assim como essa década foi rica em variedade para quem gosta de rock.

A balada "Nothing Else Matters" ajudou a levar o Metallica ao topo do mundo, se tornando de vez em um dos nomes mais conhecidos e lembrados, quando o assunto é metal.