Win Butler, o líder do Arcade Fire (ao lado) homenageou Alan Vega, o vocalista do Suicide morto neste final de semana aos 78 anos, postando online a cover que fez para "Dream Baby Dream", uma das canções mais emblemáticas do duo pioneiro da música eletrônica. A versão foi postada na conta que Butler tem no soundcloud sob o nome "dj-windows98".

O Suicide foi uma das bandas mais radicais surgidas no rock. Vega e seu parceiro Martin Rev - responsável pela instrumentação da dupla - faziam um som tão fora dos padrões, que nem mesmo os punks conseguiram digeri-lo - as brigas nos concertos ficaram notórias.

Apesar disso, o Suicide tornou-se bastante influente. Bastsa dizer que eles acabaram por criar o formato "duo tecnopop", que nos anos 80 gerariam nomes mais famosos (e obviamente acessíveis) como o Soft Cell ou os Eurythmics.

Suicide letras
O lado menos ensolarado da música eletrônica também deve muito a Rev e Vega (segurando uma guitarra na foto à direita)- sendo impossível pensar em termos como rock industrial ou EBM sem eles.

O som do Suicide também atingiu ouvidos de artistas que pouco, ou nada tinham a ver com o deles. Bruce Springsteen por exemplo regravou a mesma "Dream Baby Dream" há três anos e o R.E.M. colocou a música em um CD compilado pela banda para a revista Uncut em 2003. Já a cantora M.I.A. usou um sample de "Ghost Rider" como base para a polêmica "Born Free"

Ouça a versão de "Dream Baby Dream" feita por Win Butler



Ouça o som do Arcade Fire e conheça a música inovadora do Suicide aqui no Vagalume!