Beyoncé - LEMONADE
Beyoncé
Beyoncé LEMONADE
Em 1979 Marvin Gaye lançou seu álbum duplo "Here My Dear", resultado direto de uma decisão judicial que dizia que todos os direitos de seu próximo disco deveriam ir para sua ex-esposa. O astro da soul music então entregou um trabalho conceitual contando, de forma autobiográfica, todas as etapas de um romance, do início idílico ao final melancólico.

Desnecessário dizer que Anna Gordy Gaye - a ex-esposa - ficou horrorizada com o disco, assim como o público e a crítica. Anos depois o álbum acabou sendo reconhecido como uma obra-prima (inclusive por Anna Gordy).

Podemos dizer que "LEMONADE" é o "Here My Dear" de Beyoncé, um trabalho onde ela destila toda sua raiva e frustração em cima das aparentes traições de seu marido Jay Z.

A diferença é que a cantora fez um "álbum de divórcio" às avessas, já que ele começa liricamente num clima pesado e termina de forma mais harmoniosa, abrindo espaço para uma reconciliação e um final feliz - mas sempre deixando claro que da próxima vez a coisa não será assim.

A única canção que destoa aqui é justamente "Formation", lançada no início do ano e com temática lírica e musical bem diferente das faixas anteriores. Não à toa ela está no final do disco, quase como uma faixa bônus.

Beyoncé
Se liricamente o álbum é forte, é na parte musical que ele de fato surpreende, a ponto de muitos críticos já o estarem apontando como um dos grandes discos dessa década. Beyoncé de fato fez um disco corajoso, quase experimental, mas sem deixar o pop de lado.

A lista de convidados, produtores e de samples usados é surpreendente. Uma lida nos créditos revelam nomes como os de jack White, Kendrick Lamar, James Blake como parceiros e o uso de trechos de canções de Led Zeppelin, Isaac Hayes ou Animal Collective.

Para completar, Beyoncé mais uma vez inovou no lançamento, ao liberar o disco em uma plataforma de streaming musical, ao mesmo tempo em que um filme com todas as faixas do disco foi exibida na HBO - o lançamento físico acontece só no mês que vem.

"LEMONADE" serve como prova de que a black music contemporânea está passando por (outro) momento dourado. Vários artistas de todas as magnitudes - de Miguel a Rihanna se mostram dispostos a arriscar e parecem trabalhar para criar algo que cada vez mais ganha contornos de "a música do século 21". Assim, ver aquela que possivelmente é a maior estrela do mundo atual abraçando essa estética só deixa esse cenário ainda mais interessante.

A dúvida agora está em saber se estamos vivendo um início de uma revolução, ou se esse é um daqueles períodos de tempo em que as coisas parecem dar uma "enlouquecida" para depois voltarem aos eixos. seja como for, em qualquer uma dessas hipóteses, vai ser difícil não falar de "LEMONADE" como uma das grandes manifestações artísticas dessa década.

Ouça "Formation" com Beyoncé, presente no álbum "LEMONADE"






Sturgill Simpson - A Sailor's Guide To Earth
Sturgill Simpson
Sturgill Simpson A Sailor's Guide To Earth
Assim como o R&B, a música country também está passando por um momento de renovação e um dos grandes responsáveis por isso é Sturgill Simpson, um artista talentoso e aberto a experimentações e ao inusitado.

Tal disposição fez dele uma pessoa admirada não só entre os fãs da música tradicional americana, mas também entre os críticos, e, aos poucos, com o grande público americano e europeu.

"A Sailor's Guide To Earth" e o terceiro álbum desse cantor e compositor de 37 anos.

Ele sucede "Metamodern Sounds in Country Music", que o colocou no radar dos formadores de opinião em 2014. Pela primeira vez contando com o apoio de uma grande gravadora, os resultados já puderam ser vistos imediatamente com sua estreia no terceiro lugar da parada americana

Sturgill Simpson
O trabalho é em essência um álbum country, mas há também aqui um carinho pelo rock mais clássico, o blues e a soul music, resultando em um trabalho de inegável qualidade e grande beleza.

Bastante homogêneo, esse é daqueles discos em que todas as canções funcionam bem, mas não dá para ignorar a bela, e surpreendente, versão para "In Bloom".

Nas mãos dele, o hit do Nirvana ganha uma tristeza e força lírica que parecia ausente do original. Ele já havia feito algo semelhante anteriormente com o hit "The Promise" do When In Rome, mas aqui foi ainda mais feliz.

Ouça a cover de "In Bloom" do Nirvana feita por Sturgill Simpson em seu novo álbum







PJ Harvey - The Hope Six Demoliton Project
PJ Harvey
Já faz tempo que PJ Harvey é uma das melhores artistas em atividade no mundo. Desde o início dos anos 90, ela sempre nos surpreende com discos variados entre si, mas que sempre contam com a marca da cantora e compositora em cada uma de suas faixas.

"The Hope Six Demoliton Project " foi recebido com urros de aprovação pela crítica mundial e os, muitos, fãs da artista, além de ter se tornado o primeiro trabalho dela a chegar ao topo da parada britânica.

PJ Harvey
Musicalmente, ele traz Harvey em seu lado mais acessível, em canções sucintas e melódicas. Mas essa simplicidade esconde um disco que nasceu depois que a cantora visitou as áreas afetadas pela guerra no Kosovo e Afeganistão. Essas viagens inspiraram todo o conceito do trabalho e suas letras.

Ela também surpreendeu durante as gravações, quando abriu as portas do estúdio para que as pessoas vissem seu método de trabalho.

Esses felizardos puderam vê-la criando, mas ela não viu ninguém, já que o local foi preparado que ela não escutasse nenhum som ou visse qualquer pessoa.

"The Hope Six" é recomendando então não só para os fãs de longa data, mas também para quer tomar contato com uma artista que fez mais um disco que estará em basicamente todas as listas de melhores de 2016.

Ouça "The Wheel " com PJ Harvey presente no álbum The Hope Six Demoliton Project "