Kendrick Lamar - Untitled Unmastered
Kendrick Lamar
Kendrick Lamar untitled unmastered.
Kendrick Lamar é o mais novo astro a lançar um "álbum surpresa", depois de, sem anúncio, ter soltado esse trabalho online quando ninguém esperava.

O título do disco ("sem título, sem masterização") deixam claro que, em tese, estamos diante de canções que não foram devidamente polidas e estão sendo lançadas de maneira mais ou menos crua.

Felizmente, o álbum não tem cara de que é formado por rascunhos e ideias não acabadas.

Ainda que quase todas as canções aqui sejam demos para músicas que não entraram no premiadíssimo "To Pimp A Butterfly" do ano passado, o material de modo geral se mostra interessante e bastante inventivo.

Kendrick Lamar
Mais importante, ele mostra como o rapper está inspirado. Afinal "Pimp" já era bem longo com seus quase oitenta minutos.

Saber que ele ainda tinha, pelo menos outra meia hora de música de nível alto para lançar, impressiona e comprova que Lamar é um dos grandes nomes do cenário atual.

Falar das faixas do álbum é difícil já que todas tem um "não título" com apenas um número e a data de produção para diferenciá-las. Sendo assim vale destacar a faixa 8 (que estava sendo chamada de "untitled 2" depois que ele a apresentou na televisão para complicar), a quinta, com seu clima jazzístico e, principalmente a faixa seis com um quê de bossa nova e música brasileira em sua base.

Veja Kendrick Lamar cantando "untitled 08 | 09.06.2014." no programa de Jimmy Fallon:





Loretta Lynn - Full Circle
Loretta Lynn
Loretta Lynn Full Circle
Com quase 84 anos, Loretta Lynn é um patrimônio vivo da música de raiz norte-americana. Gravando desde 1963 e com mais de cinquenta álbuns lançados, seu nome é um daqueles que inspiram respeito, admiração e o uso imoderado de superlativos. Afinal estamos falando de uma das mulheres que transformaram a música country e trouxeram uma visão feminina (e também feminista) ao gênero.

"Full Circle" quebra um jejum de mais de dez anos sem um novo disco e mostra que a espera valeu a pena.

Diferente de "Van Lear Rose" de 2004, esse novo trabalho não foi feito com a ajuda de Jack White e não tem apenas material inédito. O melhor então é compará-lo com os derradeiros trabalhos de Johnny Cash produzidos por Rick Rubin. Álbuns em que o cantor cantou canções antigas de seu repertório, covers das mais diversas e algum material inédito.

Loretta Lynn
Logo, não surpreende ver que o produtor aqui é John Carter Cash, filho do lendário astro morto em 2003. Nos últimos anos ele começou a gravar Loretta e , segundo ele, mais de cem faixas já foram registradas. Assim este é o primeiro de uma série de outros discos que estão por vir.

Chega a ser desnecessário dizer que "Full Circle" é um disco emocionante. Lynn se mostra uma cantora com a voz incrivelmente preservada e sua força interpretativa só ganhou força com o passar dos anos.

Tudo aqui funciona maravilhosamente bem. Seja no material inédito (incluindo uma pareceria com Elvis Costello com sua participação), nas regravações de suas composições ou em standards.

Veja Loretta Lynn cantando "Everybody Wants to Go to Heaven" no Today Show





Nada Surf - You Know Who You Are
Nada Surf
Nada Surf You Know Who You Are
Surgidos naquela leva de bandas de rock alternativo que dominaram a MTV durante boa parte dos anos 90, o Nada Surf conseguiu sobreviver ao se reinventar como uma banda de pop melódico e power pop.

Neste oitavo álbum o agora quarteto não tenta reinventar a roda. Eles entregam o que sabem de melhor: dez faixas simples, concisas e com grandes melodias.

Pode parecer pouco, mas é sempre bom ouvir discos assim, feito por gente que ainda valoriza o ofício de criar uma boa canção pop.

"You Know Who You Are" está sendo bastante elogiado pela crítica internacional, que diz que esse é muito provavelmente o melhor álbum deles em mais de uma década. Ainda que tal afirmação possa fazer crer que os últimos trabalhos não eram lá grande coisa - algo longe da verdade - nãos e pode negar que Matthew Caws e seus parceiros estavam realmente inspirados quando criaram essas canções. É ouvir e torcer para que eles voltem para mais uma turnê pelo Brasil - quem os viu ao vivo sabe do que estamos falando.

Ouça "Rushing" com o Nada Surf presente no álbum "You Know Who You Are"