O Foo Fighters lançava há cinco anos o clipe da canção "Rope". Esta foi a primeira música de trabalho do álbum "Wasting Light" e é até hoje um dos maiores sucessos da carreira dos norte americanos.

O Vagalume mostra para os fãs de rock e admiradores da banda curiosidades e conquistas de mais uma grande composição do Foo Fighters. Sucesso nas paradas e uma das músicas mais cantadas nos shows, "Rope" representa muito bem a sonoridade de umas das mais importantes bandas de rock.

Single

Esta foi a primeira música lançada do disco "Wasting Light", até hoje um dos maiores sucessos de crítica e público da banda. A canção começou a ser escrita por Dave Grohl durante a turnê da banda anterior a esse álbum.

O vocalista compara a sonoridade da música com as bandas dos anos 70, Television e Mission Of Burma. Mesmo com um ritmo bem diferente das demais canções do Foo Fighters, "Rope" tem, ao mesmo tempo, um dos refrões mais marcantes de todas as canções lançadas pelos norte americanos.

Clipe

A garagem de Grohl serviu de inspiração para a gravação do clipe. Essa mesma garagem foi o local onde as músicas do disco "Wasting Light" foram gravadas.

Com um estilo "retrô" (o clipe foi gravado em VHS), "Rope" é um vídeo, de acordo com o próprio vocalista, "claustrofóbico".

"O vídeo foi feito para ser apenas a banda tocando em um lugar bem apertado, um espaço claustrofóbico, não muito diferente de nosso espaço para ensaio ". O clipe foi dirigido por Dave Grohl.



Sucesso

Depois de ser bem recebido pela crítica, com muitos elogios, o novo single também logo virou um dos maiores sucessos da banda nas paradas. O Foo Fighters, na época, tornou-se a segunda na história da parada de rock da Billboard a estrear na primeira posição.

"Rope" ainda conseguiria o incrível recorde, nunca antes atingido, de 20 semanas no topo da parada de rock. A música saiu da primeira posição, sendo superada pelo então novo single do Foo Fighters, "Walk". Nunca antes uma banda havia se substituído no topo dessa parada da Billboard.

Curiosidades

Apesar de ser um dos maiores sucessos dos norte americanos, o clipe de "Rope" tem "apenas" 14 milhões de visualizações. O vídeo fica longe de outros sucessos, como "Walk" (mais de 50 milhões) e "Best Of You" (mais de 70 milhões).

A música também ganhou um remix do conceituado Dj Deadmau5. "Rope (Deadmau5 Remix)" foi indicada ao Grammy de "Melhor Gravação Remixada - Não Clássica)".

Escute a versão remix abaixo:



Veja letras, fotos e mais do Foo Fighters no Vagalume!