Sam Smith foi ao Twitter dar a sua versão para o seu polêmico discurso na cerimônia do Oscar neste domingo (28). O cantor, ao lado do produtor e compositor Jimmy Napes, ganhou a o prêmio de melhor canção original por Writing's On The Wall" de "007 Contra Spectre".

Ao agradecer o troféu Smith disse que havia lido um artigo que dizia que nunca alguém assumidamente gay havia ganhado um Oscar e que se esse era mesmo o caso ele queria "dedicar esse prêmio para toda a comunidade LGBT ao redor do globo."

Sam Smith
Sam Smith O produtor Jimmy Napes e Sam Smith
Muitos gays e ativistas da causa se mostraram incomodados com o discurso. Smith de fato se confundiu. No artigo em questão, o ator Ian McKellen dizia que nenhum ator do sexo masculino abertamente homossexual havia sido premiado.

Mas em outras categorias os homossexuais já saíram vitoriosos em diversas ocasiões - inclusive Elton John que ganhou um Oscar na mesma categoria que Smith em 1994.

Para piorar a situação, pouco depois, Smith "se corrigiu" em uma entrevista ao vivo e disse que na verdade achava que era o segundo gay a ser premiado, o que também era falso.

Depois disso, o cantor foi ao Twitter para se defender/desculpar.

"Segundo, terceiro ou centésimo homem abertamente gay a ganhar um Oscar. Não era esse o meu ponto", escreveu. "Minha intenção era a de jogar alguma luz na comunidade LGBT que eu tanto amo."

Smith também se desculpou com o roteirista Dustin Lance Black, homossexual assumido que ganhou o Oscar em 2009 por "Milk" - um dos que mais se irritaram com o discurso do cantor. "Me desculpe pela confusão. Eu prometo que irei assistir aos seus filmes. Parabéns com atraso pelo seu Oscar", escreveu.

Ouça os sucessos de Sam Smith aqui no Vagalume!