Paul Kantner, guitarrista e um dos vocalistas da lendária banda psicodélica Jefferson Airplane, morreu ontem (28) aos 74 anos de falência múltipla dos órgãos. O músico também fez parte do Jefferson Starship, a banda surgida após o fim do Airplane, marcada por uma sonoridade mais pop e muito bem sucedida comercialmente.

Jefferson Airplane
Jefferson Airplane Paul Kantner em 2011
Kantner fazia parte do Rock And Roll Hall Of Fame e é o segundo membro da formação clássica do Airplane a falecer - depois do baterista Spencer Dryden morto 2005. A banda viveu o seu auge entre os anos de 1967 e 1969. Nesse período eles lançaram dois dos grandes discos da história do rock - "Surrealistic Pillow" (1967) e "Volunteers" (1969) - e conseguiram levar a psicodelia ao mainstream graças a hits como "White Rabbit" e "Somebody to Love" (ambos de 1967).

A banda também tocou em três dos mais icônicos fetivais da década: Monterey (1967), Woodstock e Altamont (1969) - nesse último o vocalista Martin Balin foi golpeado na cabeça em pleno palco por um membros dos Hell's Angels.

Com o final do Airplane, Kantner fundou o Jefferson Starship, que também tinha outros integrantes da antiga banda em sua formação. Com um som mais pop e radiofônico, eles lançaram oito discos entre 1974 e 1984. Kantner remontou o grupo com uma nova formação em 1992 e vinha excursionando com eles desde então.

Veja a banda tocando "Volunteers" no festival de Woodstock



Relembre o grande Paul Kantner ouvindo o Jefferson Airplane aqui no Vagalume!