O baterista Andy White morreu na última segunda-feira (9) em Nova Jersey nos EUA depois de sofrer um infarto aos 85 anos. O músico ficou conhecido por ter tocado, de forma anônima, nas sessões de gravação que resultaram no primeiro compacto dos Beatles em 1962. White é o baterista que se ouve na versão mais conhecida de "Love Me Do", a terceira, e última, que foi registrada pela banda em estúdio.

The Beatles
A primeira delas, foi gravada ainda com o baterista Pete Best como um teste parara A EMI em junho de 1962. Três meses depois, Best já tinha sido substituído por Ringo Starr que gravou então outra versão da faixa.

O produtor George martin achou que o trabalho de Ringo não estava bom o bastante e então chamou White para uma nova tentativa, que, enfim, foi considerada satisfatória. Nessa faixa, Starr pode ser ouvido tocando pandeiro.

White também gravou "", o lado B do single. Depois disso, Martin finalmente se convenceu de que Ringo tinha talento para tocar com a banda também em estúdio e ele passou a gravar com John, Paul e George.

O músico afirmou que tinha certeza de também ter gravado "Please Please Me", mas não existem evidências históricas para confirmar tal fato. White tocou em várias outras gravações em sua carreira, uma das mais conhecidas é "It's Not Unusual" de Tom Jones.

Ouça "Love Me Do"



Ouça os hits eternos dos Beatles aqui no Vagalume!