Quem já viu shows, sabe como a presença de palco é importante. Para um artista iniciante, demonstrar carisma na frente de um público é ainda mais fundamental, já que especialmente no começo, é com shows que você vai conquistando o seu público.

É claro que ninguém se torna um Freddie Mercury da noite para o dia, mas sempre é possível atentar para alguns detalhes e assim ir melhorando a sua performance.

Antes de mais nada é bom lembrar que o vocalista é sempre o grande centro das atenções, por melhores e mais carismáticos que sejam os demais integrantes.

Por isso é importante tentar se movimentar o máximo possível - mesmo que em palcos diminutos esta seja uma tarefa complicada. Mas é preciso se lembrar que os olhos tendem a se concentrar mais nas coisas em movimento, portanto, quanto mais se movimentar, mais terá a atenção do público. Só não se esqueça de dançar no ritmo de sua música - outra dica básica mas que muitos nem sempre parecem se lembrar.

Pense também no tipo de mensagem que a sua música busca passar. Lembre-se que no palco, a comunicação verbal precisa combinar com a corporal (ou seja, não vá fazer aquela imitação de seu astro favorito do heavy metal durante a execução daquela balada acústica).

Assistir shows e vídeos de concertos é a melhor forma de aprender a ganhar presença de palco. Aqui não se pede para se copiar gestos -algo que muita gente, inclusive bem sucedida faz bastante - mas em perceber o que funciona para eles e que pode ser adaptado para o seu show, é assim que ao final você terá todo um repertório de gestos, falas e movimentos que farão parte do seu arsenal para conquistar um público cada vez maior e, principalmente, fiel.

Texto feito em parceria com a Proplay.

O Prêmio Vagalume Artistas Independentes 2016 vem aí para dar uma força para os artistas que ainda não têm uma gravadora. Fique ligado!