Há alguns meses, Ellie Goulding foi fotografada saindo do estúdio Abbey Road, em Londres, famoso por abrigar lendas da música como os Beatles em seus projetos criativos. Na época, a cantora ainda fazia segredo do que estava preparando para seus fiéis seguidores, que a acompanham desde que "estourou" nas rádios e paradas mundiais com "Lights".

O segredo acabou ganhando nome, "Delirium", e pouco depois uma tracklist, com uma lista de colaborações com compositores e produtores renomados, deixando claro que a britânica não estava para brincadeira.

Depois de fazer os fãs ansiarem três anos por material inédito, a espera valeu a pena: "Delirium" chega repleto de singles em potencial, um álbum pop coeso e transparente em sua mensagem: Goulding está perfeitamente confiante em sua música, e pronta para cimentar seu nome entre os maiores artistas do cenário musical contemporâneo.

"Uma parte de mim vê este álbum como um experimento - fazer um grande disco pop", declarou a loira no início da era, e parece que o "experimento" deu certo.

Conceito
Ellie Goulding


"É um álbum que criei nos últimos anos, e um que eu pretendo tocar ao vivo por um longo tempo. Acho que a energia dele reflete isso. Mas também tem todas as minhas influências misturadas numa coisa só. Tem minhas influências de música clássica, de folk, e especialmente da eletrônica. Eu tenho uma afinidade tão grande com a música eletrônica, e eu acho que isso também é refletido nele. Eu também explorei a minha voz - ela é meu instrumento muito especial. Às vezes, sinto que posso fazer qualquer coisa com ela. 'Delirium' traz um pouco desta liberdade. É o álbum que me deu a maior liberdade, mas é também o disco que construí com o maior cuidado...", escreveu a cantora sobre o material, que chega às lojas oficialmente nesta sexta-feira (6).

"Eu tomei uma decisão consciente de que queria que fosse de outro nível. Pode descrever um estado bastante feliz, louco, ou pode ser exatamente o oposto. É um constante estado de delírio", disse ainda a artista sobre o tema recorrente do disco, que fala sobre emoções comuns em todas as pessoas de forma quase exagerada, como nas ansiosas "Don't Panic" e "Around U", que demonstram o desejo da britânica através de repetições bem colocadas.

"On My Mind"

O carro-chefe do disco foi lançado em agosto, e imediatamente causou um impacto nas redes sociais por causa de sua letra. Muitos ouvintes interpretaram a composição como uma resposta à "Don't", de Ed Sheeran, que ganhou grande sucesso no ano passado e foi escrita sobre uma suposta traição da loira.



Em "On My Mind", a artista deixa claro que não sabe do que o ruivo está falando em sua canção, já que nunca existiu um relacionamento entre os dois. Alguns dos paralelos entre as músicas estão nas menções de "quartos de hotel" e "você brinca com o amor".

Apesar das dicas, nenhum dos músicos nunca confirmou publicamente o significado real das canções.

Curiosidades
Ellie Goulding


Entre os compositores que aparecem frequentemente na lista de faixas estão Greg Kurstin, Savan Kotecha, e Max Martin, que trouxe sua equipe para o projeto, incluindo Ilya Salmanzadeh e Ali Payami. Ryan Tedder também aparece nos créditos, tendo colaborado com a cantora em "Keep On Dancin'", e o colaborador de longa data da loira, Jim Elliot, aparece na última canção do LP, "Scream It Out".

O fluxo de produtores de peso, como Max Martin, Shellback e Greg Kurstin (que criaram alguns dos maiores hits do pop dos últimos quinze anos), não ofuscou a estrela da cantora; ao invés disso, trouxe à tona o melhor de suas habilidades de composição e harmonias (destaque para a Intro do álbum e a faixa "Holding On For Life").

Goulding revela que uma de suas letras favoritas de "Delirium" está no pré-refrão de "Scream It Out". "[Esta letra] resumiu a minha vida quando precisei reconhecer que não estava bem, e que precisava comunicar isso e superar. É uma das canções mais poderosas do álbum", escreveu a artista.



A oitava faixa do material é o grande hit "Love Me Like You Do", que apareceu originalmente na trilha sonora do filme "50 Tons De Cinza", sucesso dos cinemas neste ano. A música entrou para o top 3 da parada americana de singles, ajudando a campanha da estrela para seu terceiro LP.

Para quem quer dançar ouvindo o último trabalho de Ellie, pode apostar em "Aftertaste", "Keep On Dancin'", e "Don't Need Nobody"; os apaixonados podem emprestar trechos de "Something In The Way You Move", "Around U" e (claro) "Love Me Like You Do".



Os fãs da estrela têm ainda em "Army" um tema perfeito para sua devoção à cantora e suas amizades pessoais (a música foi composta sobre a melhor amiga da britânica). A música foi liberada como promocional do disco, e ganhou elogios do público e da crítica especializada.

Tracklist:

1. "Intro (Delirium)"
2. "Aftertaste"
Ellie Goulding

3. "Something In The Way You Move"
4. "Keep On Dancin'"
5. "On My Mind"
6. "Around U"
7. "Codes"
8. "Holding On For Life"
9. "Love Me Like You Do"
10. "Don't Need Nobody"
11. "Don't Panic"
12. "We Can't Move To This"
13. "Army"
14. "Lost and Found"
15. "Devotion"
16. "Scream It Out"

Veja letras, traduções e muito mais de Ellie Goulding no Vagalume!