Demi Lovato deu a primeira dica aos fãs que viria com tudo com seu quinto álbum de estúdio há cinco meses, durante entrevista a uma publicação de música. "Desta vez, tenho a oportunidade de seguir na direção musical em que realmente acredito, o que me deixa muito animada", declarou a cantora na época.

Algumas semanas foram necessárias para que o público pudesse ouvir a primeira amostra do disco, que veio em forma do sucesso "Cool For The Summer". A canção foi um hit imediato, chegando ao topo do iTunes brasileiro em 35 minutos e demorando apenas mais uma hora para atingir a primeira posição da versão americana da plataforma.

"Acho que este [álbum] mudará o jogo para mim", confessou a artista a Elvis Duran, radialista que introduziu o carro-chefe de "Confident" ao mundo. E depois de se libertar de um passado tumultuoso e da imagem de vítima por falar abertamente sobre seus problemas, a cantora mudou o jogo com suas próprias mãos.

"Finalmente criei coragem de dizer certas coisas que sempre quis", disse a estrela durante entrevista para a Complex, um pouco antes de posar nua pela primeira vez em uma revista, protagonizar um clipe com cenas de ação ao lado de Michelle Rodriguez e derramar seu coração na performance inédita de "Stone Cold", uma das músicas mais vulneráveis do disco.

"Confident" é alto, corajoso e vibrante, cheio de momentos emocionantes e, é claro, confiança. Faixa por faixa, saiba tudo sobre a criação do álbum, que está disponível a partir de hoje nas plataformas digitais:

1. "Cool For The Summer"

O carro-chefe do material chegou à rede em julho deste ano, e foi recebido com bastante elogios da crítica internacional. Misturando elementos de pop, rock e o toque mágico de Max Martin e seu time (e trazendo um pouco de polêmica em sua letra, indicando que foi composta sobre um romance com alguém do mesmo sexo), a música disparou na lista do iTunes em diversos países, e acabou no top 3 das rádios americanas.

2. "Confident"

Apesar de "vazar" dois meses antes de seu lançamento oficial, o segundo single do álbum está atualmente subindo nas paradas internacionais. Também co-escrita e produzida por Max Martin, a música teria sido o carro-chefe do disco não fosse pelo tema de "Cool For The Summer", que combinava perfeitamente com o verão do norte.

3. "Old Ways"

"A primeira coisa que me vem à mente é a época em que estava vivendo em um comportamento auto-destrutivo", declarou a cantora. "Agora, estou numa idade em que vou a uma festa e vejo as pessoas bebendo e se divertindo e penso 'faz tanto tempo, talvez não me faça mais mal', e aí facilmente me lembro do quão perigoso isto é".

Para escrever a música, a americana contou com a ajuda dos mesmos compositores de "Two Pieces", presente no álbum "Demi".

4. "For You"

A primeira colaboração de Lovato com o time de Max Martin é a poderosa "For You", que fala sobre o tipo de relacionamento em que uma pessoa se entrega mais do que a outra. "Eu deixei tudo de mim naquele estúdio. Meu coração já foi partido várias vezes, e consegui canalizar isso na música", declarou a artista.

5. "Stone Cold"

"É nessas horas que me divirto mais em turnê, quando posso cantar muito", disse a cantora, revelando que a balada é uma de suas favoritas do disco. Revelada como promocional do álbum no início de outubro, "Stone Cold" prova mais uma vez a capacidade vocal da estrela.

6. "Kingdom Come (Feat. Iggy Azalea)"

A colaboração de Demi com a rapper australiana Iggy Azalea foi rotulada como "sexy" pela cantora. "Eu queria Iggy na faixa desde a primeira vez que a ouvi, antes mesmo de virarmos amigas. E então ficamos próximas, e foi uma questão de 'temos que trabalhar juntas'", declarou a americana. Infelizmente, segundo Azalea, a parceria não promoverá o álbum oficialmente.

7. "Waiting For You (Feat. Sirah)"

Com toda a certeza a faixa mais "raivosa" do disco, a parceria de Demi com a rapper Sirah, que achou sucesso depois de colaborar com Skrillex há algum tempo, é um dos pontos altos do álbum. A artista deixa toda a sutileza de lado em frases como "You made shit personal/Talkin' 'bout my bad habits/Man, fuck my bad habits/Don't act like you got none"; segundo a artista, a música fala sobre algumas pessoas da indústria que viraram suas costas para ela.

8. "Wildfire"
Demi Lovato


A artista descreve um relacionamento que está "pegando fogo" na faixa composta por Ryan Tedder e produzida por Stargate. Esta não é a primeira vez que a morena colabora com o líder do OneRepublic; a dupla trabalhou no single "Neon Lights" no passado, o terceiro do álbum "Demi", de 2013.

9. "Lionheart"

Aqui, Demi fala sobre amar alguém incondicionalmente e dar tudo de si em um relacionamento, lutando pela felicidade de seu companheiro. "Meu amor será sua armadura esta noite", canta a artista de 23 anos no poderoso refrão, que inclui produção de Steve Mac e as notas agudas de que os lovatics tanto se orgulham.

10. "Yes"

Provavelmente a canção mais "doce" do disco, "Yes" pode se encaixar na trilha sonora de uma comédia romântica ou em um vídeo de casamento perfeitamente. A artista promete que fará de tudo para que o relacionamento dê certo, nos melhores e piores momentos.

11. "Father"

Demi decidiu contar com a ajuda de Laleh para criar o momento mais emocionante do disco (a compositora também aparece nos créditos de "Yes" e "Stone Cold"). Acompanhada por um coral gospel e instrumental reduzido, a artista desabafa sobre seu relacionamento com Patrick Lovato, seu pai, que faleceu em 2013 depois de uma longa batalha contra o câncer e doenças mentais. "Eu espero que o céu te dê uma segunda chance", sussurra a cantora na última frase da canção, deixando claro que perdoa o pai por a ter abandonado na infância e não ter sido presente durante sua vida.

"Foi como uma despedida", disse a morena em entrevista.

Esta não é a primeira vez que a estrela sente a necessidade de escrever sobre seu pai; "For The Love Of a Daughter", composta para o disco "Here We Go Again", fala sobre o alcoolismo de Patrick, e por ser muito pesada ficou de fora do álbum, aparecendo apenas em "Unbroken", de dois anos depois. O seu quarto trabalho, "Demi", trouxe a triste "Shouldn't Come Back", que nunca foi apresentada ao vivo.

E você, o que achou de "Confident"? Comente abaixo e confira as letras e traduções do álbum aqui no Vagalume!