Terá início logo mais, a quinta edição do Rock in Rio em solo carioca. Os 30 anos do festival serão celebrados com uma série de shows de grandes nomes da música, em uma escalação que pode ate se mostrar um tanto conservadora, mas que é inegavelmente eclética e estrelada. Em cada um dos dias do evento o Vagalume publicará um guia falando um pouco sobre quem toca tanto no Palco Mundo quanto no Sunset para facilitar a vida de quem estará na Cidade do Rock ou para os que irão acompanhar o evento pela televisão ou internet.

Palco Mundo
Queen
Queen Roger Taylor, Adam Lambert e Brian May
O destaque maior e absoluto da noite de hoje será obviamente o show do Queen - ou melhor dizendo, o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor - com o cantor Adam Lambert que assume a quase impossível tarefa de substituir o lendário Freddie Mercury.

Os três, mais os demais músicos acompanhantes, farão um espetáculo de caráter inegavelmente nostálgico e de grande competência.

Afinal, é óbvio que o concerto trará lembranças de janeiro de 1985, quando o Queen também encerrou a primeira noite do festival. Os fãs podem esperar uma série de clássicos incontestáveis do rock, tocados por dois de seus maiores músicos e cantados por um jovem de inegável talento e que está ciente da responsabilidade que tem em mãos.

O outro show de destaque neste dia 18 é o de abertura. 13 grandes nomes do rock brasileiro e da MPB - entre eles Frejat, Ney Matogrosso, Dinho do Capital Inicial e os Titãs- irão se revezar no palco para homenagear o festival e os inúmeros artistas do Brasil que passaram pelo evento.

The Script letras
Entre esses dois concertos, outras duas bandas também se apresentarão. Os irlandeses do The Script (ao lado) mostram o seu pop melódico que é bastante popular especialmente em sua terra natal e no Reino Unido - onde três de seus quatro álbuns chegaram ao topo da parada.

Depois deles, é a vez do One Republic, banda também bastante popular em diversas partes do mundo e também no Brasil.

OneRepublic
Eles já ganharam vários discos de ouro e platina, nos EUA, Grã Bretanha e em outros países e devem fazer um bom aquecimento antes da entrada da atração principal do dia.

O quinteto faz basicamente uma boa música pop de tino comercial e conta com o vocalista Ryan Tedder (ao lado) que também é um respeitável produtor e compositor - curiosamente ele trabalhou já tanto com Adam Lambert quanto com o The Script.

No caso dessas duas atrações fica a curiosidade de ver como elas se sairão perante a multidão de 80 mil pessoas que deverão estar na Cidade do Rock.

Como o festival também tem certa tradição em elevar - e muito - a popularidade de certos artistas estrangeiros por aqui, vale a pena ver os shows e ver como eles se sairão.

Palco Sunset

Para quem for chegar mais cedo na Cidade do Rock, a programação do Palco Sunset está bem interessante. O show de abertura por exemplo, promete ser dos mais interessantes de todo o evento, ao juntar o ótimo Dônica - uma das melhores bandas do novo rock brasileiro - com um dos gigantes da nossa música, o maestro Arthur Verocai.

Ira!
Ira! (Foto: Bruna Lís)
Outro encontro igualmente rico acontece logo na sequência quando o Ira! (á esquerda) se une ao rapper Rappin' Hood e outra lenda da nossa música negra, o excelente Tony Tornado.

O Sunset ainda terá shows de Lenine com o Projeto Carbono e outra homenagem. Desta vez é Cássia Eller quem será lembrada através das vozes de gente como Nando Reis, Arnaldo Antunes e Zélia Duncan.

Outra boa dica para esse dia de estreia é dar uma passadinha na Rock Street às 20h para curtir a apresentação de João Donato. O cantor e pianista segue em grande forma aos 81 anos e faz por merecer o título de lenda maior da nossa música.

Fique ligado nas Notícias do Vagalume para saber tudo o que rola no Rock In Rio!