Há exatos 30 anos, os noruegueses do A-Ha lançaram "Hunting High And Low", que foi, de longe, o álbum mais bem sucedido do trio. O disco de estreia do grupo vendeu mais de 10 milhões de cópias no planeta, o que faz dele um dos maiores sucessos da história da música pop feito por uma banda vinda de um país que não tem o inglês como língua materna.

Ainda que tenha ótimas faixas, inegavelmente "Hunting High And Low" é daqueles álbuns definidos pelos seus singles, e também pelos seus clipes. Todos eles são poderosíssimos e sobrevivem surpreendentemente bem.

Nada mal para um grupo que foi tratado como uma atração descartável por boa parte da crítica na época. Ainda que isso hoje possa parecer um tanto absurdo, vale lembrar que desconfiança tinha certa razão de ser. Basta dizer que a banda só foi fazer seu primeiro show ao vivo em junho de 1986.

a-ha
a-ha Cena do clipe de "Take On Me"
Apesar de apostar no synthpop quando o estilo já parecia ter atingido a exaustão, quando ouvidas hoje, nota-se que as faixas do disco eram todas bem trabalhadas. É fato que certos arranjos e timbres soam datados, mas não a ponto de atrapalhar a audição do trabalho depois de três décadas.

O álbum foi bem sucedido nos EUA, mas se deu ainda melhor na Europa e no Brasil.

a-ha
a-ha A banda em 1985
Por aqui o grupo fez tanto sucesso que quando finalmente chegou ao país - em 1989 - foi para se apresentar em estádios em clima de histeria. Não a toa eles voltariam para cá por diversas vezes nos anos seguintes.

Assim, não é de se estranhar que eles tenham topado se reunir em 2015 para um show no Rock In Rio, cinco anos depois de terem anunciado sua separação.

Basta lembrar que a apresentação deles no festival em 1991 foi uma das mais vistas e prestigiadas de toda a história do festival. O show do A-Ha no Rock in Rio 2015 acontecerá em 27 de setembro - eles tocarão antes de Katy Perry.

Relembre os três maiores sucessos do álbum:

"Take On Me"
É difícil dissociar essa música de seu vídeo, extremamente inovador para a época e que ainda hoje impressiona. A música aliás é um excelente exemplo de como um bom clipe - e a ajuda inestimável da MTV - podiam fazer toda a diferença na carreira de uma banda.

"Take On Me" foi lançada em 1984 e fez sucesso na Noruega, mas não no Reino Unido. A canção foi então regravada - é essa a versão que se tornou conhecida - e relançada, mas ainda assim não emplacou no exterior. A história só foi mesmo mudar depois que o vídeo da música, misturando animação e cenas em live action, entrou em alta rotação na MTV,e por consequência nas rádios e em outros programas que exibiam clipes. A faixa então conseguiu chegar ao topo da parada americana e no segundo lugar na britânica e hoje é um dos grandes clássicos da década de 80





"The Sun Always Shines On Tv"
Tão boa quanto "Take On Me", "The Sun Always Shines On Tv" também cresceu muito graças ao seu vídeo, feito nos mesmos moldes do hit anterior. Uma verdadeira sinfonia para sintetizadores, guitarra e bateria, a canção segue como uma das melhores da banda, e é daquelas que mesmos quem não é fã deles dá o braço a torcer.

A música chegou ao topo da parada britânica, mas nos EUA ela não foi além do vigésimo lugar.





"Hunting High And Low"

A faixa título do álbum mostrou uma nova faceta da banda. Uma balada semi-acústica e de grande classe, ela veio acompanhada por um clipe igualmente memorável, ainda que bem diferente dos seus antecessores. a faixa mostrou que o trio tinha mais a oferecer que o pop dançante e sintetizado que os tornou famosos. Ainda que não tenha entrado na parada da Billboard, no Reino Unido ela chegou ao quinto lugar.



Curta os hits do A-Ha aqui no Vagalume!