Gal Costa - Estratosférica
Gal Costa
Gal Costa Estratosférica
Prestes a completar 70 anos, Gal Costa mostra surpreendente vigor e jovialidade nesse álbum que também marca as cinco décadas de carreira de uma das maiores vozes da história da música brasileira.

"Estratosférica" difere de "Recanto", o polêmico, e interessantíssimo, álbum anterior da artista em alguns pontos. O maior deles está em sua própria sonoridade. A produção aqui é bem menos experimental, mas está longe de ser acadêmica ou simplesmente careta. O trabalho também traz canções inéditas de vários compositores.

Gal Costa
Desta vez Caetano Veloso - que produziu e compôs todas as faixas de "Recanto" - comparece com apenas uma faixa - "Você Me Deu", parceria dele com o filho Zeca. Outro filho de Caetano, Moreno Veloso assina "Anuviar" em parceria com Domênico Lancellotti. Moreno também ajudou a produzir o trabalho, com Kassin.

"Estratosférica" é um disco de MPB, mas com incursões pelo rock, samba e pop e que funciona bem como um todo. Entre as faixas de destaque, vale citar "Sem Medo Nem Esperança", de longe uma das melhores músicas brasileiras do ano, com suas guitarras pesadas e clima que remete aos primeiros discos da cantora.

Felizmente as surpresas não para por aí e entre composições de Arnaldo Antunes, Tom Zé, Marcelo Camelo o álbum mantém o nível. Gal Costa ainda surpreende ao gravar uma singela composição de Mallu Magalhães ("Quando Você Olha Pra Ela") e uma inusitada parceria de Milton Nascimento e Criolo - a intensa "Dez Anjos".

"Quando Você Olha Pra Ela" com Gal Costa presente no álbum "Estratosférica"





Maná - Cama Incendiada
Maná
Maná Cama Incendiada
Os mexicanos do Maná ocupam um lugar praticamente único no cenário mundial. Afinal eles conseguiram uma audiência sólida em diversos países, incluindo os EUA , mantendo-se fiéis à sua proposta sonora e cantando em espanhol. Sendo assim é até desnecessário dizer que dentro do mercado hispânico eles reinam há tempos.

"Cama Incendiada", o nono álbum da banda, é o primeiro disco deles em quatro anos e certamente irá agradar os fãs conquistados em suas quase três décadas de estrada.

O disco traz a mistura de pop, rock e música latina que os consagrou. A novidade maior está na presença de George Noriega na produção, a primeira vez que eles trabalharam com um produtor de fora da banda.

Maná letras
Noriega foi um dos responsáveis por tornar a música de nomes como Shakira (que participa de "Mi Verdad"), Jennifer Lopez e Ricky Martin mais palatáveis para o mercado americano.

Apesar disso, os fãs não precisam se assustar. Ainda
que o lado mais pop deles esteja acentuado, o que se escuta aqui tem definitivamente a cara do Maná.

"Cama Incendiada" chegou no 15° lugar da parada americana e foi igualmente bem sucedido em diversos rankings mundo afora. no Brasil ele já está disponível também em formato físico e deverá agradar.

Se você já gostava deles, certamente irá curtir o disco. Se ainda não os conhece e curte pop e rock feito com competência, dramaticidade e um toque de música latina, vale a pena dar uma chance ao trabalho.

Ouça "" com o Maná presente no álbum "Cama Incendiada"





The Vaccines - English Graffiti
The Vaccines
Se tornar a banda queridinha da imprensa britânica é uma via de mão dupla. Se a adulação aumenta o perfil da banda eleita da vez, ele também deixa muita gente desconfiada. Para piorar, boa parte desses grupos acabam sendo deixados de lado por essa mesma imprensa - e o público - depois de um tempo.

Os Vaccines foram uma dessas "bandas da vez" em 2011, mas conseguiram escapar de sua sina. Eles podem não ter se tornado um fenômeno à la Arctic Monkeys, mas conseguiram se manter em voga.

The Vaccines letras
Ainda que tenha demorado três anos para sair, esse "English Graffiti" é o terceiro álbum deles
em cinco anos, uma média excelente. O álbum é recomendado para fãs de indie rock contemporâneo, já que o grosso dele é formado por canções curtas, agitadas e prontas para tocar em pistas de dança mais roqueiras.

Mas ele também abre espaço para canções mais densas. O trabalho traz algumas curiosidades. "20/20" com sua levada que é puro Vampire Weekend é uma das faixas que merecem atenção, assim como o single "Dream Lover".

"English Graffiti" não deve causar uma grande comoção entre público e imprensa, mas é sólido o suficiente para garantir a sobrevivência da banda ao menos até a chegada do próximo trabalho. Nos dias de hoje, isso muitas vezes já está de ótimo tamanho.

Ouça "Dream Lover" com os Vaccines presente no álbum "English Graffiti"