Nesta semana o apresentador David Letterman se despediu da televisão norte-americana. No ar desde 1982 ele revolucionou os talk shows ao deixá-los mais modernos, dinâmicos e ácidos, primeiro com o "Late Night" (que ele apresentou de 1982 a 1993 na NBC) e depois com "Late Show" na CBS que ele comandou até a quarta-feira passada (20).

Do ponto de vista musical o programa de Letterman também foi importante, levando para toda a América do Norte - e os outros países que retransmitem o show - uma série de artistas das mais variadas tendências.

O fato é que nesses mais de 30 anos no ar, Letterman recebeu em seu palco praticamente todo mundo que fez diferença para a música nas últimas décadas. Os cinco vídeos abaixo dão uma ideia de quem já passou por lá, mas é possível passar horas e horas na net assistindo às mais diversas apresentações vistas em seus programas.



Foo Fighters - "Everlong" - 2000
Foo Fighters
Foo Fighters A banda com Letterman em foto de 2014
Os Foo Fighters estiveram diversas vezes no "Late Show" e o apresentador em várias ocasiões disse que eles eram a sua banda favorita.

Por causa disso coube a eles a honra de ser a última atração musical do programa, que a partir de 8 de setembro será apresentado por Stephen Colbert.

Dentre as performances, vale destacar essa acontecida no ano 2000, quando o apresentador voltou ao programa depois de ter passado por uma cirurgia cardíaca que o deixou afastado do show por algumas semanas.

Ainda no hospital, Letterman pediu para que os Foo Fighters fossem a atração musical do programa de retorno e que eles cantassem "Everlong", que segundo ele, o ajudou a superar o período pós-cirúrgico.

O pedido foi mais um dos motivos, mas não o único, que fizeram com que a banda cancelasse sua primeira turnê pela América do Sul, incluindo shows no Brasil.





James Brown - "Get Up (I Feel Like Being A) Sex Machine" - 1982
Por todos esses anos, Letterman pôde contar com o talento de Paul Schaffer no comando da banda de seus programas. Nas últimas semanas ele foi muito perguntado sobre os momentos musicais que mais lhe marcaram nessas três décadas e ele falou muito sobre essa performance indescritível de James Brown acontecida em 1982. Assistam e vejam porque ele é considerado um dos artistas mais importantes do século passado.





Warren Zevon - Roland The Headless Thompson Gunner
Em seu show, Letterman sempre recebeu vários astros do primeiro escalão do pop e do rock, mas ele também dava espaço para jovens bandas e artistas cult se apresentarem. Nessa última categoria o caso de Warren Zevon é exemplar.

Apesar de nunca ter vendido muito, Zevon sempre foi um músico respeitadíssimo que tinha em David um de seus maiores fãs. Em 2002 o artista descobriu que tinha um câncer inoperável no abdômen. No dia 20 de outubro, Warren Zevon foi o único convidado do "Late Show" - a forma que o apresentador encontrou para honrar um dos grandes heróis não celebrados da música americana que resultou em um dos momentos mais emocionantes já vistos na televisão. Zevon morreu em setembro do ano seguinte aos 56 anos.





Roy Orbison - "Mean Woman Blues"
Uma série de grandes artistas que, infelizmente, não estão mais entre nós também foram entrevistados e se apresentaram para David Letterman. Essa participação do lendário Roy Orbison ("Oh Pretty Woman", "Crying", "In Dreams...) aconteceu em 1988, poucos meses antes de sua morte, causada por um ataque cardíaco fulminante






Taylor Swift - "Welcome To New York"
O "Late Show" também serviu de plataforma para várias das estrelas do pop contemporâneo. Taylor Swift, por exemplo, cantou varias vezes no show, como podemos ver no vídeo abaixo exibido no final do ano passado.