Foi em um 23 de maio de 2000 que o terceiro álbum (e o segundo "pra valer") de Eminem foi lançado e abalou as estruturas de todo o cenário da música pop.

Sim, é verdade que o rapper já havia causado excelente impressão com "The Slim Shady LP" seu disco anterior e o primeiro por uma grande gravadora.

O trabalho estreou no segundo lugar da parada americana e abriu caminho para ele se tornar uma das maiores estrelas do mundo da música.

Mas "The Marshall Mathers LP" mostrou que aqui estava não só um rapper de talento, mas um artista completo, com texto e ideias musicais fortes o bastante para causar impacto também entre fãs de música pop, roqueiros e a crítica especializada, que aplaudiu o álbum com rara unanimidade.

Eminem
Obviamente a produção do trabalho - capitaneada por Dr. Dre - ajudou para o resultado final. Afinal raras vezes viu-se um casamento tão perfeito de rimas, beats, samples, arranjos e melodias no mundo do hip hop como o que se vê nestes 72 minutos.

Um dos últimos exemplares da era dos "blockbusters musicais", quando o formato físico ainda era o preferido pelos fãs, esse foi um disco que vendeu muito mesmo - nos EUA foram 1.76 milhões de cópias só na primeira semana.

Hoje, calcula-se que ele já tenha ultrapassado das 20 milhões de unidades em todo o mundo, ao mesmo tempo em que tem seu status de clássico do pop moderno confirmado.

Basta ver que o álbum está na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos tanto da revista americana Rolling Stone quanto do semanário britânico NME, além de ter sido considerado o 50° melhor disco dos últimos 30 anos recentemente pela Spin.

Eminem lançou outros cinco discos de estúdio desde então, alguns muito bons, e outros nem tanto. O fato é que é difícil tirar de "The Marshall Mathers LP" o título de grande LP dele, e o próprio artista parece aceitar o fato de que tudo o que fizer até o final de sua carreira fatalmente será comparado ao seu celebrado álbum que hoje comemora 15 anos de lançamento.

Relembre os hits de "The Marshall Mathers LP"

"The Real Slim Shady"

Essa faixa desbocada e divertida foi o primeiro single do disco. Lançado uma semana antes de sua chegada às lojas, ele foi o que se deu melhor nas paradas atingindo o topo da parada britânica e ficando no quarto lugar nos EUA





"The Way I Am"
Bem mais pesada e intensa, essa faixa não se deu muito bem nas paradas - oitavo lugar no Reino Unido e 58° nos EUA - mas ela está entre as canções indispensáveis não só de Eminem como da história do rap.





"Stan (feat. Dido)"
O grande clássico do álbum, a música é considerada a melhor já gravada por ele junto com "Lose Yourself" e entrou na lista das 500 melhores canções da história feita pela Rolling Stone americana. Curiosamente ela não fez muito sucesso na parada dos EUA - só chegou no 51° lugar, muito pelo fato de que mesmo sua versão "clean" não era "limpa" o bastante para a maioria das estações de rádio americanas. Por outro lado, no Reino Unido, a música chegou no primeiro lugar.



Ouça "The Marshall Mathers LP" e os outros álbuns de Eminem aqui no Vagalume!