Há exatamente um ano, o Coldplay lançava "Ghost Stories", seu sexto álbum de estúdio. O sucessor de "Mylo Xyloto" (2011), soou como uma resposta do quarteto para quem achou o álbum anterior extremamente comercial.

Coldplay
Coldplay Ghost Stories
"Ghost Stories" certamente era um álbum mais denso e menos imediato - algo curioso se lembrarmos que ele tem apenas nove faixas e pouco mais de 42 minutos.

Independentemente disso, o trabalho deu sequência à carreira vitoriosa da banda liderada pelo vocalista Chris Martin.

Quase 4 milhões de cópias do disco foram vendidas em todo o mundo e ele encabeçou as paradas de mais de 20 países - incluindo as da Inglaterra e Estados Unidos.

O trabalho também gerou vários singles - seis para ser mais exato - sendo que os três que podem ser ouvidos abaixo chegaram no top 30 americano.

"Magic"
A climática "Magic" foi o primeiro aperitivo do álbum. Lançada no começo de março, a faixa chegou no décimo lugar na parada britânica e no 14° da americana.





"Midnight"
Lançada em abril, "Midnight" não fez tanto sucesso como single - 48° lugar na Inglaterra e 29° nos EUA. Por outro lado, não é nada comum ver uma música tão fora dos padrões como essa chegar sequer aos ouvidos do público mais mainstream - ainda mais pontuando nas paradas. O fato é que se como single a música realmente causa estranheza, no contexto do álbum ela funciona muito bem.





A Sky Full Of Stars

Depois de mostrar que estava mudando, a banda finalmente deu ao seu público o que ele queria e mostrou que eles ainda tinham carinho pelo som que os consagrou. "A Sky Full Of Stars", a faixa mais pop do álbum, foi o grande sucesso do disco com seu piano insistente, batida dançante e jeitão de hino - daqueles prontos para levar o público ao delírio em estádios e arenas. A canção ficou em nono lugar na parada britânica e em 10° na dos Estados Unidos.



Curta "Ghost Stories", e toda a discografia do Coldplay, aqui no Vagalume!