Jon Pareles, o veterano crítico musical do The New York Times, entrevistou o U2 durante os ensaios da "Innocence and Experience Tour", que começará em 14 de maio em Vancouver no Canadá. Além de ter falado com a banda ele adiantou um pouco sobre o que os fãs podem esperar dos shows.

A maior novidade da turnê, que acontece em arenas e não em estádios, estará na forma como a música chegará aos ouvidos do público. As caixas estão sendo colocadas no teto dos locais. Isso fará com que todos os presentes ouçam o som com a mesma clareza e a banda não irá precisar carregar no volume para se fazer ouvida.

U2
Sobre os shows, a banda abandonou a ideia de fazer duas apresentações distintas por cidade como eles chegaram a considerar. Segundo o vocalista Bono, essa decisão foi tomada para que os fãs não ficassem com a impressão de que perderam o melhor show da temporada, já que isso acarretaria em alguns clássicos "obrigatórios" não sendo tocados todas as noites.

Foi decidido então que as apresentações serão divididas em duas partes. A primeira será mais fixa e na segunda, depois de um intervalo, o repertório poderá variar mais, abrindo espaço para raridades de seus 35 anos de carreira discográfica.

U2
O maior problema a ser enfrentado pela banda está mesmo em Bono que ainda se recuperou do grave acidente de bicicleta que sofreu no início do ano. O cantor ainda não recuperou todos os movimentos de seus dedos, o que o impede de tocar violão ou guitarra ("acha que a banda está feliz com isso", brinca).

Voltando aos shows, a primeira parte deles deverão ser mais sérias, com a banda se distanciando do público propositadamente. O ápice dessa parte será a nova "Raised By Wolves".

A canção lembra um ataque terrorista em Dublin que matou dezenas de pessoas e foi presenciado por um jovem Bono em 1974. O vocalista acredita que ao final da metade do concerto, o público ficará desnorteado, como que se perguntando para onde foi toda a diversão.

Isso tudo mudará na segunda etapa do concerto, quando as barreiras se quebrarão e o grupo, enfim, irá se conectar com sua audiência, aproximando-se e interagindo com ela.

Curta o som do U2 aqui no Vagalume!