Verdadeira instituição da televisão americana, o Saturday Night Live celebra seus quarenta anos em 2015. Apesar do primeiro programa ter ido ao ar em outubro de 1975, a rede NBC já irá exibir o especial de aniversário neste domingo dia 15.

O show terá duração de 3 horas e meia e simplesmente todo mundo que fez parte do elenco, foi apresentador ou atração musical do programa foi convidado a prestigiar o evento. Jack Nicholson, Tom Hanks, Paul McCartney, Taylor Swift e Eddie Murphy são alguns dos nomes que confirmaram presença no especial.

Desde o início, o programa, exibido ao vivo nas noites de sábado, foi marcado pela mistura de humor e música. Várias dessas apresentações se tornaram históricas e escolher apenas cinco delas não foi tarefa fácil. O fato da NBC também não gostar que sejam postados vídeos do programa no YouTube, e estar sempre os retirando do ar, complica a tarefa de selecionar alguns momentos fundamentais dessas quatro décadas. De qualquer forma, aqui estão cinco performances - uma de cada década do programa - que certamente estão entre as melhores e mais importantes do show.



Paul Simon e George Harrison - "Here Comes The Sun"
George Harrison
George Harrison George Harrison, o produtor Lorne Michaels e Paul Simon em 1976
Paul Simon foi um dos músicos que mais apoiou o show desde o início, e com nove participações, só perde para Dave Grohl (com 11) como o músico que mais vezes apareceu no programa.

Em sua primeira aparição no SNL, em 1976, Simon trouxe junto com ele ninguém menos que George Harrison, que tornou-se assim, o primeiro Beatle a cantar no programa.

Isso faz lembrar a história do dia em que o produtor do show Lorne Michaels entrou no ar em um esquete em que tentava reunir os Beatles oferecendo para eles a soma de... 3 mil dólares (o valor que a emissora pagava para os convidados). O mais engraçado é que no dia da exibição John Lennon e Paul McCartney estavam juntos vendo o programa e por muito pouco não foram até o estúdio de gravação.

Infelizmente eles desistiram da ideia e assim foi-se a última chance que tivemos de ver os dois ícones reunidos. Lennon foi assassinado em dezembro de 1980 sem jamais ter se apresentado no programa, ao contrário de Paul, Ringo Starr e, como podemos ver abaixo, George.





Queen - "Crazy Little Thing Called Love"
A banda do eterno Freddie Mercury esteve no SNL em 1982 e ali fez uma de suas raras apresentações ao vivo na televisão americana. Em sua única performance no programa, o quarteto tocou "Under Pressure (feat. David Bowie) e essa poderosa versão de "Crazy Little Thing Called Love".






Nirvana - "Smells Like Teen Spirit"

Nirvana
Nirvana Kurt Cobain do Nirvana no SNL
O palco do SNL recebeu, e recebe, tanto veteranos de sucesso, quanto novatos em ascensão. O Nirvana fez a sua primeira de duas aparições no show em janeiro de 1992 (eles voltariam ao programa dois anos depois).

Nessa época eles estavam começando a colher os frutos do megassucesso "Nevermind" lançado há quatro meses e ainda demonstravam estranheza por estarem sendo aceitos pelo mainstream.

No auge de sua fase mais raivosa, o trio tocou sim o hit "Smells Like Teen Spirit", mas como segundo número eles preferiram mostrar "Territorial Pissings". A canção era uma das mais pesadas e anticomerciais do disco e serviu de estopim para que o grupo destruísse todo seu equipamento, como era comum em seus shows, e também o cenário do programa.





U2 - "Beautiful Day"
O U2 só foi aparecer no SNL em dezembro de 2000, quando já tinham nada menos que 10 discos de estúdio. Depois disso eles voltariam lá em outras duas ocasiões, mas a apresentação mais lembrada é a primeira delas, especialmente por causa dessa poderosa versão de "Beautiful Day". Notem que no final da música Bono canta alguns trechos de "All You Need Is Love", essa foi a forma encontrada pelo vocalista para homenagear John Lennon - o programa foi transmitido um dia depois do aniversário de 20 anos de morte do Beatle.





Katy Perry - "Roar"
Várias estrelas da música pop, e do soul, funk e R&B, também passaram pelo programa. Uma das apresentações recentes mais divertidas vistas por lá foi essa de Katy Perry em 2013. Essa aliás foi uma das temporadas com mais artistas pop da história do SNL - Miley Cyrus, Lady Gaga, HAIM, One Direction e Pharrell também fizeram performances no show entre setembro de 2013 e maio do ano seguinte.