Mark Ronson - Uptown Special
Mark Ronson
Mark Ronson Uptown Special
Se os próximos meses trouxerem mais discos como esse em uma base constante seguramente 2015 será um ótimo ano para a música pop.

Uptown Special é o quarto disco que o polivalente Ronson lança. Às vésperas de completar 40 anos - uma idade "perigosa" em se tratando de música pop - o produtor, cantor e multi-instrumentista mostra surpreendente vitalidade nesse disco. Que o público também tenha embarcado em sua viagem é igualmente animador e mostra que é possível equilibrar sucesso comercial com ambição artística.

DivulgaçãoMark Ronson letras
Não que tudo aqui seja perfeito, na verdade apesar de ter a duração dos discos da era do vinil (pouco menos de 40 minutos), "Uptown Special" tem lá seus momentos um tanto quanto supérfluos. Mas eles são facilmente suplantados pelo bom material aqui presente.

Basta dizer que "Uptown Funk!", o super single gravado com o auxílio de Bruno Mars que seguramente será uma das faixas símbolo de 2015, sequer é a melhor música deste álbum.

Para atestar isso basta ouvir as faixas que abrem e fecham o disco, ambas com a mais do que especial participação de Stevie Wonder ou a excelente "Summer Breaking (feat. Kevin Parker)" com seu clima setentista que é puro Steely Dan ou "I Can't Lose (feat. Keyone Starr)" em que as influências avançam para a década seguinte.

Ouça "Uptown Funk (Feat. Bruno Mars)" com Mark Ronson do álbum "Uptown Special"





Belle & Sebastian - Girls in Peacetime Want to Dance
Belle & Sebastian
Belle & Sebastian Girls In Peacetime Want To Dance
Enre o final dos anos 90 e o início da década seguinte o Belle & Sebastian era quase que uma unanimidade entre os fãs de música indie. No Brasil em particular o culto era tão grande que não só seus álbuns, como também os EPs e singles tiveram lançamento nacional, e os shows deles no finado Free Jazz em 2001 foram recebidos com uma euforia raramente vista.

O curioso foi ver que com o passar do tempo as pessoas parece que foram se cansado das músicas calmas do compositor Stuart Murdoch e suas letras ora melancólicas ora irônicas.

Apesar disso eles seguiram lançando discos - ainda que em intervalos cada vez maiores - e mantém ainda uma base de fãs em todo o planeta - o grupo deve voltar ao país ainda no primeiro semestre e é presença garantida em vários dos maiores festivais do hemisfério norte.

Se você está entre os que desistiram da banda há algum tempo, vale dar uma chance a esse "Girls in Peacetime...", o primeiro álbum deles em cinco anos. Ainda que ele traga uma boa cota de músicas tipicamente "belleesebastianas", o álbum também mostra que os escoceses ampliaram bastante seus horizontes, ainda que o universo deles siga em algum ponto perdido entre os anos 60 e 80.

Prova disso são as faixas mais dançantes - segundo Murdoch inspiradas nas músicas que concorrem no Eurovision - como "Enter Sylvia Plath ou a suingada "Perfect Couples".

Em seu nono álbum o B&S pode não atingir os picos de seus dois primeiros trabalhos, mas mostra que ainda mantém-se relevante e criativo. Ouça, e se gostar aguarde a chegada dele em formato físico - a LAB344 já confirmou seu lançamento por aqui em breve.

Ouça "Nobody's Empire" com o Belle & Sebastian de "Girls in Peacetime Want to Dance"





Paula Toller - Transbordada
Paula Toller
Paula Toller Transbordada
Não deve ser fácil para Paula Toller ter uma carreira solo autoral com uma voz tão marcante e associada a um grupo de sucesso de anos e anos como o Kid Abelha. Que ela tenha conseguido fazer isso mantendo sua personalidade e pegada pop e simultaneamente sem soar como sua banda é algo que merece aplausos.

Esse "Transbordada" já é o terceiro disco que ela lança desde que Kid Abelha entrou em hiato - a banda está há 10 anos sem lançar um álbum de estúdio.

Dessa forma, ele também acaba suprindo um pouco a ausência da banda ainda que, como já foi dito, ele tenha uma outra pegada. E isso se deve principalmente a presença de Liminha como coautor e produtor de todas as faixas desse disco bastante simpático. É ele quem eleva essas canções a um patamar mais alto, com a adição de vários detalhes sônicos que só engrandecem o trabalho.

"Transbordada" tem dez faixas simples e com potencial radiofônico, mas nem de longe descartáveis. Fãs de pop e rock brasileiros certamente acharão muita coisa aqui que será de seu agrado.

Ouça a faixa-título de "Transbordada" de Paula Toller