Tony Iommi, o guitarrista do Black Sabbath falou sobre a batalha que ele segue travando contra o câncer para o jornal britânico "The Mirror". O músico disse que vê a vida de uma maneira diferente agora, já que ele poderá viver por mais dez anos ou apenas mais um dependendo da situação.

O guitarrista precisou se tratar de dois problemas. O primeiro foi na próstata que foi resolvido depois de uma cirurgia de redução da glândula.

Ao mesmo tempo em um caroço encontrado no testículo do músico foi confirmada a presença de um linfoma folicular - o mais grave e incurável dos cânceres linfáticos.

Black Sabbath letras
A descoberta da doença em 2012, fez com que os planos do retorno da formação clássica do Sabbath (ao lado) fossem adiados.

Ainda assim, com a banda se adequando à nova rotina de seu principal compositor, o grupo conseguiu lançar o álbum "13" (2013) e fazer uma turnê que teve 81 shows e passou por 28 países, incluindo o Brasil.

Iommi diz que cumprir esses compromissos não foi nada fácil. "A cada seis semanas eu tinha que voltar para casa para dar sequência ao tratamento, e depois passar mais duas ou três semanas em repouso para me recuperar", disse.

Black Sabbath letrasO Sabbath nos anos 70: Bill Ward, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Tony Iommi
No momento, a doença parece estar controlada, mas os médicos dizem que as chances dela sumir por completo é de apenas 30%. Sendo assim a doença pode retornar. Iommi diz que seu corpo recebeu muita radiação nos últimos meses.

Por causa disso, nesse momento, ele não pode fazer nenhuma radiografia para saber sua real situação. o músico conta que sempre busca por qualquer tipo de caroço ou anomalia em seu corpo e que conviver com isso não é nada fácil. "Eu sinto uma dor no estômago e já penso que é o câncer retornando".

Apesar das dificuldades, Tony Iommi diz que não vai se entregar e que viver uma vida mais tranquila está longe de seus planos. Ainda assim os próximos passos do Black Sabbath são incertos. O vocalista Ozzy Osbourne disse que eles ainda irão gravar mais um disco e fazer uma última turnê.

Ao mesmo tempo, o cantor já está se preparando para cair na estrada novamente sozinho. O primeiro show da nova turnê será em São Paulo dia 25 de abril no festival Monsters Of Rock que acontece no Anhembi.

Ouça os clássicos do Black Sabbath aqui no Vagalume!