O tecladista Ian McLagan morreu na noite de ontem (3) em um hospital em Austin no Texas. O músico tinha 69 anos e foi hospitalizado depois de ter sofrido um ataque cardíaco em sua casa na terça-feira.

McLagan foi integrante primeiro dos Small Faces, uma das mais importantes, e queridas, bandas inglesas dos anos 60, que durou pouco mais de quatro anos. O grupo acabou em 1969 quando o guitarrista e vocalista Steve Marriott deixou o quarteto.

Pouco tempo depois, os ainda relativamente desconhecidos Rod Stewart e Ron Wood (que na época tocavam com Jeff Beck) uniram-se aos três remanescentes da banda e deram início aos Faces, que também teve vida curta - foram apenas quatro discos de estúdio em cerca de seis anos - mas deixou uma enorme influência. As duas bandas entraram no Hall da Fama do Rock em 2012.

Faces letrasThe Faces
Com o fim dos Faces, McLagan gravou alguns discos solo e participou de turnês e gravações com os Rolling Stones - ele pode ser ouvido em "Miss You" - e tornou-se um requisitado músico de estúdio.

Ainda assim, ele nunca escondeu o desejo de reunir os remanescentes dos Faces para uma turnê, e possivelmente, um novo disco.

A missão sempre foi complicada, já que Rod Stewart e Ron Wood (que entrou para os Rolling Stones em 1975) tornaram-se superestrelas, o que dificultou um reencontro, situação agravada também pela morte de Ronnie Lane, o baixista original da banda, em 1997.

Small Faces
Small Faces Os Small Faces. Ian McLagan é o último à direita
Em 2008, a reunião quase aconteceu. Os integrantes se reuniram a Rod Stewart e fizeram alguns ensaios. Uma volta chegou a ser anunciada, mas, em cima da hora, o vocalista desistiu da empreitada. Lagan, Wood e o baterista Kenney Jones, decidiram então chamar Mick Hucknall (do Simply Red) e cair na estrada para uma série de shows que foram muito bem recebidos.

Havia novamente a esperança de que os Faces, agora com Rod na formação, iria se reunir em 2015. Infelizmente, com a morte de McLagan é difícil imaginar que esse retorno realmente aconteça.

Ouça os Faces, com Ian McLagan, tocando "Stay With Me, seu maior sucesso: