"Songs of Innocence", o décimo terceiro trabalho de estúdio do U2 (capa ao lado), foi eleito o álbum do ano pela edição americana da revista Rolling Stone.

A escolha surpreende principalmente porque o disco apareceu em poucas das relações de melhores do ano que foram divulgadas até aqui, e, ainda assim, ele sempre surge na parte de baixo da lista (a revista britânica Mojo colocou o trabalho na posição 33, e a também inglesa Q no 44° lugar, por exemplo).

Para a RS, "...Innocence", que foi inicialmente distribuído gratuitamente para todos os usuários do iTunes do planeta, é não só o maior álbum de 2014 - "seja em termos de surpresa, generosidade e controvérsia" como também o "renascimento do ano".

St. Vincent letras
O segundo lugar também foi para um álbum que, até aqui, não havia aparecido em nenhuma lista de melhores de 2014: "High Hopes" de Bruce Springsteen ("seu trabalho mais vibrante em muitos anos", diz a revista).

Ainda no top 5 estão, pela ordem, "Turn Blue" dos Black Keys, o álbum homônimo da cantora St. Vincent (ao lado) - este sim, uma das unanimidades do ano entre os críticos - e "Platinum" de Miranda Lambert.

O resto do top 50 traz cantoras pop (Charli XCX, Taylor Swift, Lana Del Rey), veteranos (Tom Petty, Jackson Browne, Leonard Cohen, Prince), e vários dos consensos do ano - War On Drugs, Damon Albarn, Jack White, FKA Twigs - e muito mais. Confira a relação completa aqui.

Qual o grande disco de 2014 na sua opinião? Comente!