Estabelecido como um dos principais nomes da cena eletrônica, David Guetta está prestes a lançar seu aguardado "Listen", que promete cativar novos fãs e mais uma vez embalar os que já o idolatram.

O sucessor de "Nothing But The Beat" precisou de três anos para ficar pronto e apresenta uma nova vertente do francês, que resolveu assumir riscos mudando seu estilo de produção, partindo das batidas aliadas aos vocais, e investindo em canções marcadas por guitarra e voz ou piano e voz que só depois foram produzidas.

"Eu poderia ter escolhido repetir o estilo que me tornou bem sucedido, mas quis crescer como produtor e me empurrar até o limite. Tentar ideias novas. Sair da minha zona de conforto. Criar músicas que se sustentem tocadas por um DJ, uma banda de rock ou uma orquestra. Trabalhei com piano, violinos, guitarras e as misturei com elementos da música eletrônica. É também o meu trabalho mais pessoal liricamente, razão pela qual eu chamei o álbum 'Listen'. É dançante também, mas veio diretamente do coração", declara Guetta.

Como não poderia deixar de ser, o álbum conta com convidados de peso, a exemplo da inglesa Emeli Sandé, que entoa os versos de "What I Did For Love", da banda The Script, do cantor e compositor John Legend, de Nicki Minaj em "Hey Mama" e novamente a australiana Sia, parceira dos sucessos "Titanium (feat. Sia)" e "She Wolf (Falling to Pieces) (feat. Sia)" e que agora colabora nas faixas "The Whisperer" e "Bang My Head". O DJ também abriu espaço para um nome ainda não conhecido do grande público, o cantor Sam Martin, responsável pelos vocais do single "Lovers on The Sun (Feat. Sam Martin)" e do mais recente "Dangerous (Feat. Sam Martin)".

Depois de ter ouvido o álbum, o Vagalume te conta o que esperar de cada faixa de "Listen":

1. "Dangerous (Feat. Sam Martin)"

A dramaticidade imposta logo no início por "Dangerous (Feat. Sam Martin)" serve como deixa para os fãs saberem o que devem esperar ao longo do álbum. Apesar de ter uma sonoridade pop, graças aos vocais de Sam Martin, a faixa conta ainda com piano e violino e é uma tentativa bem sucedida do DJ de se desvencilhar do padrão EDM que domina o mercado atualmente.

2. "What I Did for Love (feat. Emeli Sandé)"

Embalada pela doce e inconfundível voz da britânica Emeli Sandé, esta é um dos exemplos do "novo" David Guetta. A canção começa com uma base de piano remetendo aos melhores clássicos da Disco Music e vai ganhando corpo gradualmente, até culminar numa batida que não deixará ninguém parado nas pistas. O título repetido várias vezes no refrão também fará com que todos cantem juntos logo na primeira ouvida.

3. "No Money No Love (feat. Elliphant & Miss Dynamite)"

Em "No Money No Love", Guetta experimenta misturar eletrônica com o reggae e acaba surpreendendo mais uma vez. Em determinado ponto, a parceria com a rapper sueca Elliphant e a britânica Miss Dynamite faz lembrar o sucesso de outra colaboradora do DJ: Rihanna com a faixa "Where Have You Been". No entanto, basta continuar ouvindo para constatar o talento inventivo do francês.

4. "Lovers on The Sun (Feat. Sam Martin)"

O single "Lovers on The Sun (Feat. Sam Martin)", divulgado há algum tempo, dá uma quebra no ritmo imposto pela faixa anterior. Como visto no próprio clipe, a canção faz uma mistura inusitada de eletrônica com a trilha típica de filmes de faroeste e poderia facilmente ser canção tema de longas de diretores como Robert Rodriguez e Quentin Tarantino.

5. "Goodbye Friend (feat. The Script)"

Ao soar das primeiras batidas, o ouvinte de "Goodbye Friend" é transportado para a intro de "Titanium (feat. Sia)", até o momento em que Danny O'Donoghue começa a interpretar os versos. Com uma letra que fala sobre superação e acreditar que as coisas melhorarão, a canção também vai aumentando gradativamente até estourar num batidão dançante.

6. "Lift Me Up (feat. Nico & Vinz, Ladysmith Black Mambazo)"

A dupla Nico & Vinz empresta seus inconfundíveis vocais e sua vibração positiva para esta canção, que também fala sobre se manter feliz e não se deixar deprimir pelos outros. "Lift Me Up" é uma daquelas faixas que fazem a plateia erguer os braços e pular junto com a batida enquanto ouvem.

7. "Listen (feat. John Legend)"

A canção que dá título ao álbum é uma que poderia muito bem fazer parte da trilha sonora de uma boa história de encontro amoroso. Embalada pelos pianos do multitalentoso John Legend, mais uma vez Guetta comprova que não existe colaboração sua que não dê certo e, mais ainda, não tenha como não dançar junto.

8. "Bang My Head (feat. Sia)"

Quem abre a segunda metade do álbum é Sia, parceira de Guetta nos dois maiores sucessos de "Nothing But The Beat". Portanto, é impossível não comparar "Bang My Head" com as colaborações anteriores e, neste caso, podemos dizer que a faixa é uma excelente "continuação" de "She Wolf (Falling to Pieces) (feat. Sia)", pois também começa de forma mais lenta e explode num refrão dançante.

9. "Yesterday (feat. Bebe Rexha)"

"Yesterday" é mais uma prova da generosidade de Guetta, que abre espaço para a cantora americana Bebe Rexha mostrar seu talento e roubar a cena. À primeira ouvida, os fãs não vão achar que estão ouvindo uma faixa do DJ francês, pois sua participação acontece de forma bem sutil se comparada com seus sucessos mais marcantes. No entanto, ao final da canção fica claro que esta é outra demonstração da "saída da zona de conforto" que valeu a pena.

10. "Hey Mama (feat. Nicki Minaj)"

Nicki Minaj, outra parceira de longa data do DJ, foi escalada para embalar "Hey Mama". Que fique bem claro que a canção em nada lembra o sucesso homônimo dos Black Eyed Peas, mas sim apresenta uma Minaj mais cantora e menos rapper, mostrando suas raízes caribenhas. Com colaboração de Afrojack, "Hey Mama" tem tudo para para ser single e promete se tornar sucesso nas rádios sem erro.

11. "Sun Goes Down (feat. MAGIC! & Sonny Wilson)"

A parceria com os donos do sucesso "Rude" e com o cantor holandês Sonny Wilson é outra com enorme potencial para ser single. A faixa remete aos sucessos de verão europeu, a exemplo de "Summer Jam" do Underdog Project, contudo pode embalar com facilidade as melhores pistas em qualquer estação por muitos anos à frente.

12. "S.T.O.P (feat. Ryan Tedder)"

Tendo a participação do hitmaker Ryan Tedder, líder do OneRepublic, fica fácil dizer que esta canção tem quase garantida a possibilidade de se tornar sucesso radiofônico. Embalada pelo piano e pelo inconfundível vocal de Tedder, "S.T.O.P" é ideal para aquele momento da balada quando você está ficando exausto, mas ainda acha cedo para sair da pista e pode ficar dançando sem precisar gastar a energia que resta.

13. "I'll Keep Loving You (feat. Jaymes Young & Birdy)"

Depois de "S.T.O.P" ditar o ritmo, "I'll Keep Loving You" segue desacelerando para fechar o disco. O dueto de Jaymes Young & Birdy é quase uma balada romântica que ganhou um remix para tocar em festas sem perder a essência da original. Aqui, Guetta também prova que não é apenas um ícone da música eletrônica, mas também uma força da música pop.

14. "The Whisperer (feat. Sia)"

A tarefa de encerrar o disco não poderia ter ficado com outra pessoa senão Sia. "The Whisperer" é basicamente uma canção de piano e voz, que em nada lembra os sucessos do francês, e justamente por isso surpreende de ótima maneira. Ideal para um momento de reflexão, os últimos segundos da faixa ainda ganham o som de um violino, dando mais peso e dramaticidade à faixa e ao álbum como um todo

"Listen" vem para mostrar que não é só um disco extraordinário, mas uma prova do multitalento de Guetta, de sua iniciativa de experimentar e correr riscos e de saber escolher os colaboradores mais incríveis para alcançar os resultados que almeja. O sexto álbum de estúdio do francês estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de novembro.

Ouça todos os sucessos de David Guetta aqui no Vagalume.