Em decisão revelada nesta quarta-feira (20), a justiça dos EUA determinou que "Loca", de Shakira, é plágio de outra música. Segundo o parecer do juiz Alvin Hellerstein, da corte federal de Manhattan, o sucesso do álbum "Sale El Sol" é uma versão não-autorizada de "Loca Con Su Tiguere" do compositor dominicano Ramon Arias Vasquez.

De acordo com Vasquez, a faixa teria sido composta em 1998 inspirada por um triângulo amoroso vivido por sua irmã, que ficou dividida entre um pretendente rico e seu namorado na época, um "Tiguere", gíria local para denominar um homem malandro.

Ainda segundo o compositor, ele teria cantado a música para Eduard "El Cata" Bello, que participou na versão em espanhol de "Loca", durante um ensaio entre 2006 e 2007, com a esperança de que ele a gravasse.

No entanto, El Cata havia alegado no processo que a música é dele e ele a tornou famosa, e posteriormente ofereceu à Shakira para seu álbum de 2010.

Uma nova audiência entre a gravadora que detém os direitos da música original e a Sony, de Shakira, acontecerá até o fim do ano para estabelecer um possível acordo.

Relembre a música a seguir:




Confira as letras, traduções e mais de Shakira no Vagalume.