The New Basement Tapes é o nome do supergrupo que reúne Elvis Costello, Marcus Mumford, (Mumford & Sons), Rhiannon Giddens (Carolina Chocolate Drops), Jim James (My Morning Jacket), Taylor Goldsmith (Dawes) e o produtor T-Bone Burnett. Esse time se reuniu para gravar o álbum "Lost on the River: The New Basement Tapes", que será lançado em 11 de novembro.

A premissa do trabalho é interessante: criar músicas para uma série de letras que Bob Dylan escreveu em 1967 - quando gravou as lendárias "Basement Tapes" e que acabaram não sendo musicadas na época. O primeiro single do trabalho, "Nothing To It", já pode ser ouvido.

The New Basement Tapes
Curiosamente, o próprio Dylan já esteve envolvido em projeto semelhante. Em 2011, ele foi um dos responsáveis por dar vida ao projeto "The Lost Notebooks of Hank Williams".

Nesse disco, vários artistas como jack White, Sheryl Crow e ele mesmo, criaram músicas para letras inéditas de Hank Williams (1923-1953).

Sobre as tais Basement Tapes (ou "fitas do porão"), vale uma explicação: Em 1967, e no auge do sucesso, Dylan sofreu um acidente de moto, do qual até hoje nãos e sabe exatamente a gravidade. Há quem diga que o cantor ficou gravemente ferido, enquanto outros acreditam que ele apenas usou a queda como motivo para se afastar um pouco dos olhos do público e mídia.

Bob Dylan
Bob Dylan Bob Dylan em 1967
O que se sabe, é que logo ele se reuniu com os músicos que em breve formariam o The Band em uma antiga casa na cidade de Woodstock, e passou um bom tempo ali gravando uma série de canções em um equipamento amador de gravação. A ideia não era a de fazer um álbum, mas simplesmente registrar ideias e demos.

Não demorou muito para essas gravações se tornarem públicas - elas deram origem ao primeiro disco pirata da história - e a partir daí ganharem um status quase que mítico.

Até hoje apenas parte desse material foi lançado oficialmente, mas existem centenas de canções que ainda precisam vir à público, isso sem falar nessas letras que agora foram musicadas.

Sendo assim, espera-se que o lançamento do disco do The New Basement Tapes possa servir de estímulo para que mais gravações legítimas da época finalmente sejam lançadas oficialmente.

Ouçam "Nothing To It" com The New Basement Tapes



Ouça os clássicos de Bob Dylan e dos integrantes do The New Basement Tapes no Vagalume!