Você já parou para pensar sobre como música e escola combinam? Afinal de contas, muitos dos principais nomes do mundo musical começaram a escrever suas primeiras letras e melodias no caderno do colégio. E também foi no ambiente escolar, que muitas bandas históricas deram seus primeiros passos até o estrelato. Ou seja, a escola é sim uma grande fonte de inspiração e tema de grandes canções!

Aproveitando esse clima de volta às aulas, o Vagalume reuniu dez músicas que têm a escola e seus aspectos como protagonistas. Claro que nem sempre lembrados de uma forma carinhosa, por assim dizer... mas apesar dos pesares, o clima de nostalgia sempre fica presente nas letras e melodias que descrevem alunos, professores, aulas e recreios.

Enfim, esse é um especial não apenas para animar quem está voltando às aulas nesse início de semestre, mas também para aqueles que querem lembrar daquele tempo bom que não volta mais!

Para todos que fazem ou fizeram parte desse ambiente mágico, segue a lista do Vagalume "10 Músicas Sobre Escola":

Jonas Brothers - "What I Go To School For"


Começamos nossa lista com a escola como um palco das primeiras paixões. Sim, porque "What I Go To School For" For é uma daquelas canções que retrata muito bem a realidade de muitos alunos: um amor platônico por alguém mais velho, de uma série mais avançada.

E essa canção cantada pelos Jonas Brothers faz parte do primeiro álbum dos irmãos, chamado "It's About Time". Para quem não sabe, essa música é na verdade uma cover da extinta banda britânica Busted.

Pink Floyd - "Another Brick In The Wall, Pt. 2"


"The Wall" conta a história de uma estrela do rock à beira da total insanidade. Ele assim enumera os fatores que se acumularam para que o protagonista construísse o tal muro de incomunicabilidade em sua volta: o pai morto na guerra, a mãe protetora, os fãs mais doentes e o sistema educacional britânico.
Esse último foi a inspiração para o maior hit do disco.

"Another Brick In The Wall, Pt. 2" com letra raivosa, suíngue e guitarra funkeada juntou roqueiros e frequentadores das discotecas a implorar para que os professores os deixassem em paz.

Ramones - "Rock'n'Roll High School"


Nossa lista é democrática e oferece também as músicas cantadas por quem prefere o recreio à aula de português ou matemática. O hino "Rock'n'Roll High School" dos Ramones é certamente a música que melhor conta a realidade dos alunos que sempre visitam a sala da diretoria, por confusões durante a aula.

Para quem não sabe, essa música tem muita história. Ela fez parte da trilha sonora do filme "Rock 'n' Roll High School", de 1979, que tinha os próprios Ramones no elenco e ainda como estrelas principais! Não é à toa que essa é uma das canções mais queridas pelos fãs da banda.

Jack Johnson - "We're Going To Be Friends"


É na escola que muitas pessoas firmam fortes amizades para o resto de suas vidas. E esse é o clima de "We're Going To Be Friends", que é uma daquelas canções que podem ser embaladas tanto para uma roda de crianças quanto em um lual de adultos.

Essa cover do White Stripes cantada por Jack Johnson faz parte da trilha sonora do filme "Curious George", que chegou ao primeiro lugar da Billboard. As amizades de um pátio escolar nas palavras e melodia de Jack White parecem soar ainda melhores no violão e voz de Johnson.

The Beach Boys - "Be True To Your School"


Os Beach Boys em seus primórdios se especializaram em mostrar o cotidiano idílico dos jovens americanos do início dos anos 60. Assim foram feitas músicas sobre carros, praia, surf, lindas garotas de biquini e tudo o mais que se podia querer sendo adolescente.

"Be True To Your School" pode ter mais de 45 anos, mas ainda assim tem o poder de emocionar quem a ouve hoje em dia. A letra meio ingênua implora para que os estudantes sejam fiéis à sua escola do mesmo jeito que seriam com seus namorados ou namoradas (lembrando que nos Estados Unidos, a rivalidade entre os colégios é grande, por causa das disputas esportivas).

Gabriel O Pensador - "Estudo Errado"


A escola mais levada a sério e apresentada em questionamentos em forma de rap: assim é "Estudo Errado", de Gabriel O Pensador. A música é uma crítica à fórmula da "decoreba" tão comum nas escolas brasileiras.

A canção foi lançada no segundo disco do rapper, "Ainda É Só O Começo", que acabou não repetindo o sucesso da estreia do artista. Ainda assim, "Estudo Errado" é considerado um dos principais sucessos da carreira do rapper e ainda teve destaque na MTV, onde foi bastante tocada.

Os Paralamas do Sucesso - "Assaltaram a Gramática"


Um dos inúmeros hits do disco "O Passo do Lui" de 1984, "Assaltaram a Gramática" não foi escrita por ninguém da banda, mas sim por Lulu Santos (que participa da faixa) e pelo poeta ídolo dos Tropicalistas Wally Salomão.

A levada reggae e a letra bem-humorada ajudaram a fazer da música uma das mais tocadas da época.

Legião Urbana - "Química"


Essa música teve muita responsabilidade pelo surgimento e posterior sucesso da Legião.

Diz que quando Renato Russo apresentou a canção para seu companheiro de Aborto Elétrico, Fê Lemos, a reação foi de estupefação, numas de "como você me vem com uma bobagem dessas?". Renato bateu pé e o fato contribuiu para o fim do Aborto.

Em 1983, Os Paralamas do Sucesso assinaram contrato com a EMI e "Química" entrou no disco. A gravadora curtiu, quis saber mais sobre o compositor e logo a Legião Urbana também estava na EMI.

Alice Cooper - "School's Out"


Antes de existir Marylin Manson existiu Alice Cooper. Nos anos 70, poucos chocaram tanto quanto ele com seu show de horror, que tinha desde bonecas sendo decapitadas, uma jiboia viva, o artista sendo amarrado a uma camisa-de-força e o grande final quando Alice era decapitado.

Mas Alice não era só imagem, seus discos também eram ótimos (e sobrevivem bem quase 40 anos depois). Desses, "School's Out" foi um dos mais famosos, graças principalmente à faixa título que se tornou um grande clássico do rock e vira e mexe é regravada ou aparece em filme se seriados, sempre que o termo "rebeldia estudantil" surge.

Jack Black - "School Of Rock"


Certamente, o sonho de muitos amantes da música seria ter um professor em sua escola, que em vez de usar o giz, preferisse utilizar a guitarra para dar suas lições. Esse é o tema de "Escola De Rock", uma das comédias mais divertidas desta década. O filme mostra uma escola invadida pelas aulas nada normais de um professor roqueiro, vivido por Jack Black.

A canção "School Of Rock" representa perfeitamente o clima do filme: ligar a rotina da escola com os riffs do rock 'n roll. Detalhe: "School Of Rock" é interpretada por Jack Black e o jovem elenco do filme.