A biografia de Ronnie Von será lançada hoje (dia 1º) a partir das 19h na FNAC da Av. Paulista (901 - Metrô Masp) em São Paulo. Em "O Príncipe Que Podia Ser Rei" (Editora Planeta) os jornalistas Antônio Guerreiro e Luiz Cézar Pimentel passam a limpo a vida e trajetória do cantor, que atualmente dedica-se à carreira de apresentador de televisão.

Essa é uma boa chance de se conhecer melhor uma das figuras mais interessantes, e também injustiçadas, de nossa música.

Apesar de ser lembrado como um cantor da Jovem Guarda e de sucessos como "A Praça", Ronnie nunca fez parte do movimento - até porque ele tinha um programa televisivo que concorria diretamente com o "Jovem Guarda".

Por outro lado, Von foi um dos primeiros a conhecer e valorizar os nomes que, mais tarde, criariam a Tropicália - em 1967 ele gravou "Pra Chatear" ao lado de Caetano Veloso. Foi ele também que batizou um jovem trio paulistano como Os Mutantes. Igualmente importante é saber que muitos jornalistas especializados já o creditam como um dos maiores responsáveis por ter botado o rock brasileiro em um novo, e mais adulto, patamar.

Ronnie Von
Ronnie Von A capa do cultuado álbum de 1968
Essa percepção vem desde o início da década passada, quando o trio de álbuns dito psicodélicos do cantor - feitos entre 1968 e 1970 - foram redescobertos. Incompreendidos e com vendas medíocres na época de lançamento, os discos, especialmente o disco de 68, hoje são considerados grandes clássicos da música brasileira.

Para a festa de lançamento, além dos autores, o agora apresentador - há anos ele abandonou a carreira musical - também estará presente.

Para completar, um pocket show do biografado ao lado da banda psicodélica paulistana Os Haxixins também está previsto. Ou seja, essa será uma rara oportunidade de ouvir Ronnie Von cantando algumas músicas de sua fase mais celebrada.

Ouça o álbum que Ronnie Von lançou em 1968 que se tornou um clássico:



Curta o som de Ronnie Von aqui no Vagalume!