O guitarrista e cantor Johnny Winter morreu em seu quarto de hotel em Zurique na Suíça. O músico tinha 70 anos e continuava excursionando e gravando mesmo com sérios problemas físicos e de saúde.

Um dos maiores nomes do blues rock de todos os tempos, Winter viveu o auge de sua carreira entre o final dos anos 60/início dos 70, quando participou do festival de Woodstock e lançou uma série de álbuns bem sucedidos que estão entre os clássicos do gênero. Igualmente clássicos são os álbuns que ele gravou ao lado do lendário Muddy Waters na segunda metade dos anos 70.

Johnny Winter
Johnny Winter Winter em uma jam session com Jimi Hendrix
Infelizmente, sua carreira também foi marcada por problemas com drogas pesadas, direitos autorais não pagos, inúmeras gravações lançadas sem o seu consentimento - pelas quais ele não recebeu um centavo. Ainda piores são as histórias de que seu antigo empresário Teddy Slatus o manteve por décadas viciado em drogas pesadas e longe de diversos amigos e colegas como forma de manter o controle sob o guitarrista.

Winter conseguiu se livrar do empresário em 2005. Um ano depois Slatus morreria ao cair de uma escadaria.

Johnny Winter esteve no Brasil em 2010 e voltaria ao Brasil ainda em 2014 para se apresentar no dia 12 de outubro em São Paulo. Seu último concerto aconteceu na Áustria no sábado dia 12. Recentemente um luxuoso box set com quatro CDs cobrindo toda a sua carreira foi lançado no exterior.

Veja Johnny Winter tocando a clássica "Mean Town Blues" em 1970