Ed Sheeran - X
Ed Sheeran
Ed Sheeran X
"X"(pronuncia-se "multiply") é o segundo álbum do ainda muito jovem Ed Sheeran - o inglês está com 23 anos. O disco chega com a missão não só de manter, mas de ampliar o enorme sucesso conquistado pelo ruivo com "+".

Para isso foram mantidas as características responsáveis pelo enorme sucesso de seu álbum de estreia.

O cantor segue então como um cantor de bonitas baladas de teor indie folk, que se arrisca também no pop, em faixas mais suingadas e no hip-hop.

Ed Sheeran
O novo status de celebridade do cantor pode ser visto nos créditos do trabalho. Se no primeiro disco quase toda a produção ficou a cargo de Jake Gosling, dessa vez vemos pesos pesados como Pharrell e Rick Rubin, também ajudando no trabalho. A lógica é simples: se ele foi capaz de vender mais de 500 mil cópias nos EUA sem um produtor mega-consagrado ou super esquema de marketing, imaginem onde ele pode chegar com toda a máquina trabalhando a seu favor?

E é daí que vem a maior sensação que o fã sentirá ao ouvir "X" pela primeira vez: a de saber que apesar de toda essa pressão Sheeran não se deixou engolir e fez valer a sua visão de artista mais do que tudo.

Resta ver como ele irá se comportar daqui para frente, já que, ao que tudo indica, esse trabalho será um dos discos mais bem sucedidos de 2014. Mas, pelo menos até aqui, o cantor mostrou que tem talento e maturidade para guiar sua carreira.

Ouça "Sing" com Ed Sheeran, presente no álbum "X"





Mombojó - Alexandre
Mombojó
Com mais de uma década de estrada, os pernambucanos do Mombojó seguem como uma das mais interessantes bandas da cena independente brasileira. neste quinto álbum, quarto de inéditas, a banda surpreende ao abraçar um caminho nada fácil.

Isso quer dizer que este não é um daqueles discos feitos por canções pop lineares feitas para se cantar junto. Longe disso, aliás. Em "Alexandre" o quarteto optou por faixas intrincadas, quase experimentais com nítida influência do rock alemão dos anos setenta.

Mombojó
Portanto não chega a surpreender ver o nome de Laeticia Sadier como uma das convidadas do álbum. Afinal o Stereolab, do qual ela fez parte, também foi uma banda completamente atípica nos anos 90 e 2000, ao fazer justamente uma música inspirada no krautrock (o tal rock alemão setentista) em uma cena tomada sucessivamente pelo indie dançante, grunge e britpop.

Desnecessário dizer que "Summer Long (Part. Laetitia Sadier)" é uma das faixas mais interessantes do álbum. Mas, felizmente esse não é o único destaque de um trabalhos um pouco difícil sim, mas que traz grandes recompensas para quem embarca nele com a devida atenção.

Ouça "Summer Long (Part. Laetitia Sadier)" com o Mombojó, do álbum "Alexandre"






Mastodon - Once More 'Round The Sun
Mastodon
Mastodon Once More 'Round The Sun
o destaque final da semana é recomendado para quem busca de algo mais pesado e forte. Já não é de hoje que o Mastodon é uma das bandas mais interessantes dentro do cenário heavy, provando, sim, que o gênero ainda pode surpreender e ser inovador.

Não a toa, eles têm um grande número de fãs também entre os fãs de outros gêneros, até porque o som deles é eclético o bastante para abrigar as mais variadas influências. Esse "Once More 'Round The Sun" já é o sexto álbum deles e só prova que eles melhoram a cada álbum.

Mastodon letras
Composto por onze faixas mais ou menos longas, o trabalho traz a mistura de difícil categorização de hard rock clássico ao estilo Black Sabbath, psicodelia, ritmos intrincados típicos das bandas mais experimentais do rock progressivo e uma pegada de stoner rock que consagrou a banda

O resultado é um disco que merece ser ouvido por qualquer um que tenha interesse no rock contemporâneo e, principalmente, por aqueles que acreditam que não existe nada de interessante sendo feito no rock atual.

Também vale lembrar que a Warner já anunciou que em breve lançará "Once More 'Round The Sun" em formato físico por aqui. Vale a pena ficar ligado.

Ouça "High Road" com o Mastodon, presente no álbum "Once More 'Round The Sun"