Os integrantes da formação clássica do Genesis se reencontraram depois de muitos anos. Mas não será desta vez que os fãs poderão ver a banda que reunida no palco.

Peter Gabriel e Steve Hackett, se encontraram com Phil Collins, Mike Rutherford e Tony Banks, que seguiram com a banda até o início dos 90, para um documentário da BBC sobre o grupo.

Essa foi a formação que gravou alguns dos maiores clássicos do rock progressivo, na primeira metade dos anos 70. O vocalista Gabriel deixou o grupo em 1975 para seguir em respeitada carreira solo, enquanto o guitarrista Hackett se foi dois anos depois.

Genesis
Genesis A banda nos anos 70
A partir daí Phil Collins - que foi da bateria para os vocais - assumiu o controle e levou o Genesis para um som mais direto e pop. Ainda que os fãs antigos não tenham gostado muito da guinada, é inegável que ela se mostrou fundamental para a sobrevivência da banda. Tanto que eles talvez sejam a única banda do planeta que viu cada disco seu vender mais que o lançamento antecessor - descontando o álbum final feito sem Collins de 1997.

A formação "progressiva" do Genesis se reuniu apenas uma vez, em 1982, para um show especial. Os fãs agora esperam que esse reencontro para o documentário possa estimular uma nova colaboração musical.

O documentário "Genesis: Together And Apart" contará toda a história da banda e terá várias imagens nunca vistas do grupo. A data de exibição ainda não foi divulgada.

Veja um raro clipe do Genesis tocando "I Know What I Like (In Your Wardrobe)" em 1973:



As várias fases do Genesis podem ser conferidas aqui no Vagalume!