O dia de início de mais uma Copa do Mundo, parece propício para lembrarmos de algumas canções feitas no passado que tiveram o torneio como tema. Assim como acontece no Brasil, nos outros países também temos uma série de artistas que escrevem os temas oficiais de suas seleções ou simplesmente tentam pegar carona no evento, muitas vezes com resultados bem bizarros. Ouçam aqui algumas destas canções.

Rod Stewart
Rod Stewart A capa do single
Rod Stewart - "Ole Ola (Mulher Brasileira)" - Para começar vamos com esse verdadeiro "samba do crioulo doido" que Rod Stewart gravou em 1978.

A música adapta um conhecido samba-enredo - daí o curioso crédito de composição para Stewart e Evaldo Gouveia - para tecer loas à seleção escocesa - que também participa da gravação.

Agora o porquê dele ter resolvido gravar um samba para escoceses que iriam jogar na Argentina é uma das grandes incógnitas do mundo da música.

Mas, antes que venham falar que Rod é mais um gringo que pensa que Buenos Aires fica no Brasil (ou que o Rio fica na Argentina), vale lembrar que o cantor esteve no Brasil em 1978, em uma visita que até hoje rende grandes histórias. Foi também nesse passeio que ele ouviu "Taj Mahal" do então Jorge Ben que o "inspirou" " a compor "Do Ya Think I'm Sexy?".

Voltando a "Ole Ola (Mulher Brasileira)", a música chegou ao quarto lugar da parada britânica, mas não ajudou muito o time. A Escócia não foi além da primeira fase da Copa.






Pop Will Eat Itself
"Touched By The Hand Of Cicciolina" - Pop Will Eat Itself - Essa anárquica banda inglesa fez algum barulho no final da década de 80/início dos 90 ao misturar rock, música eletrônica, letras panfletárias e muitas citações à cultura pop.

Em 1990 eles acharam que valia a pena escrever uma música tema para a Copa. Como ela ia acontecer na Itália, eles fizeram aquilo que parecia ser a coisa óbvia - ao menos em suas cabeças.

A banda gravou então uma faixa eletrônica quase toda instrumental que homenageava a pessoa mais famosa da Itália naquele momento: a húngara Ilona Staller, mais conhecida como Cicciollina, a atriz pornô que virou celebridade internacional ao conseguir ser eleita para o parlamento nacional da Itália.

Obviamente a música não foi lá muito bem recebida, ainda que tenha chegado no top 30 britânico. Melhor ainda é o clipe que tem uma sósia da atriz e a banda usando as camisas do Brasil e do Flamengo.

Depois de um tempo separado, o Pop Will Eat Itself retornou recentemente. Mostrando que o assunto Copa do Mundo ainda lhes interessa, o grupo acabou de lançar outra música para o evento. Mostrando que seguem politizados a canção se chama "Reclaim the Game - Funk Fifa" e conta com a participação de B Negão em uma faixa que critica duramente a FIFA e pede para que o povo tire o futebol das mãos dela.






Spice Girls
"(How Does It Feel To Be) On Top Of The World" - Composta por Ian McCulloch do Echo And The Bunnymen e gravada por um combinado de artistas - além do Echo, estão presentes as Spice Girls (ao lado) e membros do Space e Ocean Colour Scene - essa em tese foi a música oficial da seleção inglesa de 1998. Falamos em tese, porque a faixa foi basicamente rejeitada por público, torcedores e jornalistas.

Ainda que ela tenha conseguido chegar ao top 10 britânico, a faixa foi rapidamente esquecida e substituída por um "hino não oficial" - no caso "Three Lions" do Lightning Seeds que já havia embalado o país na Eurocopa de 1996 e ganhou nova versão para a Copa.

A música foi eleita a segunda pior canção oficial da seleção inglesa de todos os tempos pelos leitores do Guardian e ela foi vaiada pelos torcedores quando foi tocada no estádio de Wembley. Para o time a canção também não foi nada boa- a Inglaterra foi eliminada nas oitavas de final do torneio.

Ouçam a música e vejam se ela é tão ruim assim, ou se os ingleses estavam apenas de mau humor:



Entre no clima do mundial de futebol participando da Copa Vagalume da Música 2014